Notícias QSMA

JOGO

“Prevenção em Jogo”: Uma nova forma de aprender SSMA

15/03/2023
Prevenção em Jogo

Agora é possível fazer o download do nosso jogo “Prevenção em Jogo” diretamente pelo nosso site, de forma totalmente gratuita!

Para quem ainda não conhece, o projeto nasceu durante a nossa exposição na PROTEMINAS (Feira Mineira de Segurança e Proteção) em 2022, onde tivemos a massiva presença de estudantes do curso Técnico de Segurança do Trabalho. Ficamos pensando em maneiras criativas de colaborar no aprendizado dos jovens, o que resultou no modelo do jogo que pode ser aplicado tanto para estudantes quanto em eventos organizacionais, como a SIPAT.

Com o objetivo de ajudar no processo de aprendizado em relação ao mundo da Saúde, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade de uma maneira dinâmica e divertida, agora o game “Prevenção em Jogo” evoluiu para um modelo em PDF para que você mesmo possa baixar, imprimir e usar de forma rápida e fácil. As informações de impressão e as regras do jogo estão disponíveis no próprio arquivo.

O projeto foi desenvolvido pela ERPLAN em parceria com Alcione Alves (@alcionealvesst), visando contribuir com a formação e aprendizado dos profissionais das áreas de SSMA, de uma forma lúdica e interativa. Todos os direitos autorais são reservados à Erplan Tecnologia em Sistema de Gestão Integrada LTDA e Alcione Alves. Não é permitido o uso desse material para fins lucrativos.

Como jogar

O jogo é muito simples! Primeiro, cada jogador escolhe um personagem que se encontra na parte de baixo do tabuleiro, recorta e destaca. Posicione seu jogador no início da trilha do tabuleiro. Para saber quantas casas você irá andar, aponte a câmera do seu celular para o QRCode do tabuleiro. Abra o dado digital e avance a quantidade de casas de acordo com o número tirado.

A cada jogada, você irá acessar uma carta do baralho. No entanto, existem dois tipos de cartas. Se você parar em uma casa amarela que mostra possíveis desvios, acesse o QRCode e toque no botão “Carta Especial” no canto superior direito da tela. Caso contrário, toque no botão “Cartas”. Em ambos os casos, siga as instruções que aparecerão na tela do seu celular.

O objetivo do jogo é ser o primeiro jogador a chegar ao final da trilha. No entanto, vale lembrar que aqui, a prevenção está em jogo! Você precisará demonstrar bastante conhecimento técnico para avançar nas casas e alcançar a vitória.

Clique aqui para fazer o download do jogo gratuitamente.

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas