Notícias QSMA

EVENTO AO VIVO

TV ABRAEST realiza live com o tema CIPA e a Lei 14.457: Prevenção e Combate ao Assédio nas Empresas

26/05/2023

A Lei 14.457/22, sancionada em setembro de 2022, entrou em vigor no dia 20 de março de 2023, ficando instituído que é de responsabilidade da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) a prevenção e combate ao assédio e outras formas de violência no trabalho. O objetivo principal da lei é promover um ambiente de trabalho seguro, combatendo todos os tipos de assédio. Agora, tratar o assédio de forma estruturada é uma exigência legal, e as empresas com CIPA devem adotar medidas para prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho. Porém, esse tema ainda gera dúvidas e exige ação dos profissionais de segurança e saúde do trabalho! 

Pensando nisso, a Associação Brasiliense de Engenharia de Segurança do Trabalho – ABRAEST realizará uma uma live imperdível, na quarta-feira, dia 30 de Maio de 2023, as 19:30 e que será transmitida pelo canal no Youtube. A live em questão tem como objetivo abordar temática da CIPA e da Lei 14.457, focando na prevenção e combate ao assédio nas empresas. Nessa importante discussão, a ABRAEST convidou profissionais especializados para esclarecer dúvidas e fornecer orientações sobre como as empresas podem se adequar às exigências da lei. Confira os convidados:

Kelly Hoffmann Pádua Assi – Representante da ABRAEST – Engenheira de Segurança e Arquiteta Urbanista com mais de 17 anos de atuação. Ela trará sua vivência no tema, dicas práticas e eficazes para a prevenção de assédio e a construção de um ambiente de trabalho seguro e inclusivo.

Rafael Ribeiro Monteiro – Graduado em Direito pela PUC/MG e com vasta experiência de mais de 15 anos, atuando nas áreas do Direito e Processo do Trabalho. Atualmente, é Coordenador Jurídico do Grupo Brasal e palestrante de temas jurídicos para empresas e instituições.

O evento online será conduzido por Stefani Cardoso Jardim, uma engenheira apaixonada por Segurança e Saúde do Trabalho. Ela guiará a discussão e garantirá que você receba insights acionáveis para aplicar em seu local de trabalho.

Vale lembrar que o evento é GRATUITO e, para participar, basta se inscrever pelo site do Sympla, acessando este link. Os participantes receberão um certificado de participação do evento emitido pela ABRAEST.

Saiba mais sobre o organizador

A Associação Brasiliense de Engenharia de Segurança do Trabalho – ABRAEST, é uma entidade sem fins lucrativos, com mais de 35 anos de existência, fundada concomitantemente com a Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho – ANEST. Atua para o fortalecimento e proteção dos interesses profissionais da engenharia de segurança do trabalho, em colaboração com os poderes públicos e demais entidades representativas, no sentido da solidariedade social, através do uso do conhecimento da tecnologia para a prevenção de acidentes do trabalho e na busca da promoção da saúde dos trabalhadores.

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas