Notícias QSMA

Evento ao vivo

Safety Summit 2024 – o maior evento de Saúde e Segurança no Trabalho!

28/03/2024

Nos dias 10 e 11 de abril, das 9h às 18h, acontecerá o evento ONLINE e GRATUITO: Safety Summit 2024. Preparando-se para elevar as discussões sobre saúde, segurança no trabalho e meio ambiente, a um patamar global, o evento está prestes a reunir especialistas, entusiastas e líderes visionários. Com uma gama diversificada de tópicos e palestrantes de destaque, esta conferência promete ser uma experiência enriquecedora para todos os interessados em construir um futuro mais sustentável e consciente.

Conectar saúde, segurança no trabalho e meio ambiente com o futuro é fundamental para garantir um mundo mais sustentável e saudável para as gerações futuras. Essa abordagem integrada e holística considera a interdependência desses três elementos e busca promover o bem-estar dos trabalhadores, proteger o meio ambiente e criar ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.

Vale lembrar que você pode se inscrever de forma GRATUITA, basta acessar este link. A programação está repleta de conteúdos sobre Transformação Digital e Liderança aplicados em HSE e nós somos patrocinadores do evento.

São mais de 20 palestras, com especialistas nacionais e internacionais. Os temas abordados serão:

  • A Transformação Digital impulsionando a área de SMS
  • Cultura Data Driven inserida na Cultura de Segurança
  • Cases de Inovações tecnológicas aplicadas em SMS
  • A Liderança Humanizada e Tecnológica alavancando os avanços em SMS
  • A Nova era da Segurança do Trabalho
  • Inteligência artificial
  • Fatores humanos e suas influências na gestão de risco e no comportamento dos trabalhadores
  • Liderança, tecnologia e as sinergias com ESG

Confira a programação:

Dia 10 de abril (quarta-feira)

09:00 – Boas Vindas e Informações gerais sobre o evento
Adalgisa Pires – Vitor Kiem, MSA

09:15 – Safety Message – A importância do envolvimento da alta gestão no planejamento estratégico de HSE
Carlos Alberto Altimiras Ceardi

09:40 – D&I Message – O impossível não existe quando se tem força de vontade e se acredita em um sonho
Fernanda Bianchini, Associação Fernanda Bianchini

10:05 – PROTEGER PESSOAS É O NOSSO PROPÓSITO
A organização que se dedica exclusivamente em elevar o nível de segurança e proteger vidas
MSA – The Safety Company

10:30 – Bicicletas para a sociedade: A Tecnologia a serviço do ser humano
Marcelo Quinan, NoOne

11:00 – Get Connected Stay Protected: Como a conectividade pode auxiliar a melhorar a segurança dos trabalhadores e aumentar a produtividade das organizações
Artur Silva, MSA e Felipe Claudiano, MSA

11:30 – O que fazer com tantos dados? A arte de transformar dados em informações relevantes e estrategicamente valiosas para as organizações e sociedade
Anna Cristina Pereira, FEI

12:00 – Break

13:05 – Machine Learning e IA aplicados em HSE
Claus Rose, GE

13:30 – Orquestrando Excelência por meio da Digitalização
Andresa Hernandes, Siemens

14:00 – Momento descontração

14:10 – Olhando além da tecnologia: Alinhando pessoas, instalações e processos em prol de um ambiente de trabalho mais seguro
Alexandre Glitz, Glitz e Gilsa Monteiro, DNV

14:40 – Transformação Digital e seus impactos em ESG
Alexandre Del Rey, Engrama

15:10 – Algoritmos que salvam vidas: Aplicações de Inteligência Artificial e outros recursos tecnológicos em HSE
Carlos Carlim, Delloitte
Sandro Piussi , Gerdau
Gabriela Lopes, Vale
Leonidas dos Santos, Raizen
Misael Alexandre, Petrobras

16:00 – Break

16:30 – A Jornada de Transformação em Segurança da Vale
Eduardo C. N. Martins, Vale

17:00 – Conectividade Humana na Era Digital: Reflexões para um relacionamento saudável entre a liderança e a transformação digital
Ricardo Basaglia, Lugar de Potência

17:45 – Encerramento

Dia 11 de Abril (quinta-feira)

09:00 – Boas Vindas e Informações gerais sobre o evento
Adalgisa Pires

09:15 – Safety Message

09:40 – D&I Message – À vezes o silêncio se torna o mais aterrorizante dos gritos
Tenente Coronel Diógenes Martins Munhoz, CBMSP

10:05 – MSA Business System: Criar uma cultura de melhoria contínua, alterando e cultivando comportamentos desejados
Carrie Tolman, MSA

10:30 – Criando o Hábito da Excelência em EHS
Carmen Migueles, Symballein Consultoria

11:00 – O futuro do aprendizado
Juliana Bley

11:30 – Quem não se comunica se trumbica: Comunicação efetiva para engajar times de EHS
Prof. Josué Maia França, Petrobras

12:00 – Break

13:05 – Como líderes autenticamente inclusivos inspiram os funcionários a alcançar resultados extraordinários
Rosa Antonia Carrillo (MSOD), Carrillo and Associates

13:30 – Gerenciando conversas sobre bem-estar
Heather Beach, The Healthy Work Company

14:00 – O papel do líder na arte de transformar dados em informações relevantes e estrategicamente valiosas para as organizações e sociedade
Luis Fabiano de Assis, MPT / OIT

14:25 – O líder sustentável: O papel fundamental da liderança no contexto evolutivo do ESG
Orlando Nastri

14:55 – A excelência em EHS hoje impulsiona o desempenho ESG de amanhã
Ivan Rigoletto, UNB
Philippe Casbas, Raizen
Hebson Nery, Vale
Patricia Mantovani, VLI
Leonardo Muritiba , Mosaic

15:45 – Break

16:15 – Segurança que faz sentido
Paulo Gomes, Segurança Diferente
Gilval Menezes, Segurança Diferente
Hugo Ribeiro, Segurança Diferente

16:40 – Aplicando a segurança de maneira diferente em operações bem-sucedidas
Todd Conklin

18:10 – Encerramento

Confira quem serão os especialistas que participarão do evento:

Fernanda Bianchini é bailarina, fisioterapeuta, empresária, palestrante e mãe de 3 filhos. É fundadora e presidente da Associação Fernanda Bianchini, onde atua como voluntária desde 1995 e é responsável pela Cia. Ballet de Cegos – o único grupo de ballet profissional no mundo formado por deficientes visuais, além de embaixadora da Liderança Evolutiva Líder HD.


Anna Cristina Pereira é Doutora em Ciências Sociais; Mestre em Gestão da Saúde no Trabalho e Meio Ambiente; MBA em Administração de Empresas; Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho e Graduada em Engenharia Química. Com experiência de mais de 20 anos como Executiva em EHS, Gestão de Riscos e Controles Internos, atuou em empresas como DuPont, Siemens e Pirelli Pneus. Atualmente é Professora Coordenadora na FEI, FIA e UNIP.


Andresa Hernandes é Engenheira Química e atua na área de meio ambiente, saúde e segurança há mais de 20 anos. Adquiriu experiência em diversas indústrias, incluindo energia, petróleo, gás, farmacêutica e alimentícia. Há mais de 15 anos na Siemens, ocupou diversas posições em HSEQ e hoje é Vice-Presidente global de Segurança da Siemens AG, sediada em Munique, Alemanha.


Josué Maia França é professor, engenheiro e técnico, pós-doutor em Human Factors (LNU, Suécia), doutor em Engenharia Civil (UFF) e mestre em Engenharia Ambiental (UFRJ). Professor convidado da KTH, LNU, UFF, UFRJ, IBP e PUC-RS. Pós-graduado em Neurociências e Sociologia (PUC-RS). Chair da SPE Human Factors Technical Section.


Claus Rose é o atual Executivo Sênior de EHS na GE Vernova. Formado em gestão e administração de empresas, trabalhou por 10 anos na Siemens em diferentes cargos relacionados à EHS e Qualidade, foi proprietário de uma consultoria especializada em riscos e adequação à legislação, além de ter servido por 20 anos como oficial do Exército Dinamarquês.


Todd Conklin é PhD, especialista em segurança e autor do best-seller “Investigações pré-acidentes: uma introdução à segurança organizacional”. Atuou por 30 anos como Consultor Sênior de Cultura Organizacional e de Segurança e é palestrante sobre a conexão vital entre os trabalhadores no campo e os sistemas, processos e programas de uma organização.


Artur Silva possui mais de 15 anos de experiência em Segurança do Trabalho, é Engenheiro Ambiental e Sanitarista com Pós Graduação em Segurança do Trabalho. Atuou como especialista em Altura e Espaço Confinado e atualmente é Gerente Regional de Operações Comerciais e Especialista MSA para Soluções de Trabalhadores Conectados.


Felipe Claudiano é Engenheiro Eletricista com MBA em Marketing e mais de 11 anos de experiência em produtos e tecnologias para Automação Industrial e Segurança do Trabalho. Atua há 6 anos como Gerente de Produtos da MSA, liderando linhas de Detecção de Gases e Soluções de Trabalhadores Conectados.


Alexandre Del Rey é sócio-fundador da Engrama, tem mais de 20 anos de experiência em multinacionais como Siemens, Eaton e Voith. Palestrante internacional, professor, pesquisador, autor, empreendedor serial, e mobilizador social. Formado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, Doutor em Gestão de Inovação, Mestre em Inteligência Artificial, Especializado em Finanças, pós graduado em Administração, Gestão do Conhecimento e Negociação pela FGV.


Diógenes Martins Munhoz é Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros de SP, Membro da ABEPS (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e da IASP (International Association for Suicide Prevention). É formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, bacharel em Direito, Engenheiro Civil, Psicanalista e Doutor em Ciências Policiais e Segurança Pública, além de Professor no Instituto Vitalere de Prevenção e Posvenção de Suicídio.


Carrie Tolman é Diretora de Melhoria Contínua Global na MSA Safety e possui mais de 14 anos de experiência nas indústrias química, de manufatura e de P&D.


Carmen Migueles é pós doutora em gestão de riscos, doutora pela Universidade de Sophia, em Tóquio, ex-diretora da Praia K.K., em Tóquio e ex-assessora para assuntos de ciência e tecnologia na Embaixada do Brasil (Tóquio). É professora da FGV- EBAPE, professora visitante da Universidade Otto-von-Guericke, Alemanha, ex-secretária de cultura de Duque de Caxias, diretora da Symballein Consultoria e autora de livros e artigos científicos.


Orlando Nastri é administrador pela USP e mestre em sustentabilidade pela FGV, com formação executiva por Stanford e IMD. Possui 10 anos de experiência em multinacionais e organizações sociais, liderando projetos em múltiplos temas ESG no Brasil e exterior. Hoje é Head ESG na Citrosuco e Professor de MBA e pós-graduação na FIA, FGV, PUC e USP, além de board member no Sustainable Juice Covenant. Possui mais de 15 artigos, livros e capítulos publicados.


Juliana Bley é Psicóloga e Mestre em Psicologia. Autora dos livros “Comportamento Seguro” e “Gestão da Travessia”. Facilitadora de aprendizagem em Saúde e Segurança. Palestrante e TEDx Speaker. Criadora do SafetyLAB.


Heather Beach é fundadora e CEO da Healthy Work Company, que oferece programas de bem-estar personalizados para empresas. Com mais de 30 anos de experiência em Saúde e Segurança, RH e gestão de colaboradores, é uma autoridade em causas sistêmicas de stress e boas conversas para o bem-estar para a máxima felicidade e retenção dos colaboradores. Autora do recente best-seller “I’m a boss, not a shrink: a practical guide to manager wellbeing conversions.”


Ivan Rigoletto é Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho, MSc Engenharia Civil e PhD Engenharia Mecânica (Unicamp), MBA em Gestão (FGV), com passagens pela Texas A&M University. Executivo de ESG no setor privado, com mais de 30 anos na indústria. É Pesquisador Sr na UnB e na consultoria australiana SafetyWise. Autor ou co-autor de 14 livros.


Philippe Casbas é um experiente executivo sênior global que une profundo conhecimento operacional e perspicácia comercial. Em 2014 assumiu globalmente as áreas de Segurança e Saúde Ocupacional, Segurança Patrimonial e Meio Ambiente para a Shell Trading e Supply, além das Operações Logísticas Terrestres da Shell Downstream. Em 2021, assumiu como vice-presidente de Segurança e Meio Ambiente da Raízen.


Hebson Nery é diretor global de saúde e segurança na Vale, coordenador de saúde e segurança do IBRAM, membro do International Council on Mining and Metals (ICMM) e do Word Economic Forum – WEF. Engenheiro mecânico e de segurança com MBAs em Gerenciamento de Projetos / Segurança de Processos, Gestão Empresarial e Liderança Educadora, possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de Manutenção, Engenharia, Operação, Segurança, Saúde e Meio Ambiente em empresas globais e nacionais.


Patrícia Mantovani é Gerente de Planejamento e Gestão de Saúde e Segurança da VLI Multimodal. Formada em Arquitetura e Urbanismo, Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho, com MBA em Controle e Gestão Ambiental e é Especialista em Gestão de Riscos na Indústria Mineral e em Segurança Portuária. Possui mais de 20 anos de experiência na Gestão de QSSMA e como docente em diversas instituições. É facilitadora da Universidade Corporativa VLI, na pós graduação de Logística Multimodal do IBMEC e Embaixadora do MulherEHS.


Leonardo Muritiba é Graduado em Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental, Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, possui MBA em Auditoria e Perícia Ambiental, Sistemas de Gestão Integrados e Gerenciamento de Projetos. Há 19 anos nas áreas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, atualmente é Diretor de EHS para as operações América do Sul envolvendo Plantas Químicas, Mineração e Operações Portuárias.


Marcelo Quinan é sócio, cofundador e VP de Design da No One. É especialista em sínteses visuais e na construção de frameworks que dão vida a pesquisas, produtos e serviços. Trabalha há mais de 20 anos com experiência e tecnologia, tem em seu histórico passagens pela Apple e AG2 e já atuou como professor e palestrante na Perestroika, Sputnik e FGV.


Alexandre Glitz é Engenheiro Civil pós graduado em Engenharia de Segurança e atua como Consultor em Gestão de Riscos Industriais e SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) há mais de 45 anos. Trabalhou por mais de 35 anos na Petrobras, sendo 25 deles em Refinaria de Petróleo, e em diversas posições, inclusive como Gerente Corporativo de Segurança e Coordenador Corporativo da implantação das Diretrizes de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.


Gilsa Monteiro é Engenheira Química, possui Mestrado e Doutorado em Ciências em Engenharia Nuclear e mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de riscos de processo na Indústria de Óleo e Gás. Foi membro do Subcomitê do CCPS (Center for Chemical Process Safety) e atualmente é consultora na DNV, na área de Fatores Humanos e Confiabilidade Humana.


Carlos Carlim é Gerente de AI & Data, com uma carreira repleta de realizações significativas. Sua proficiência em desenvolver projetos de ML/IA, sua experiência como educador e sua dedicação à pesquisa o qualificam como um líder respeitado e inovador no campo da Inteligência Artificial e tecnologias correlatas. Sua busca constante por conhecimento e aprimoramento evidencia seu comprometimento em se manter na vanguarda dessas áreas em evolução constante.


Sandro Piussi é Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho com MBA em Gestão de Pessoas e mais de 25 anos de experiência em prevenção e gerenciamento de riscos de SSMA. É Gerente Corporativo Sênior da Gerdau, com sólida experiência internacional em diversos países e Presidente do Comitê de Segurança da Alacero (Asociación Latinoamericana del Acero).


Misael Alexandre é formado em Engenharia de Computação pelo ITA, está na Petrobras desde 2013. Com 5 anos de experiência em SMS, é Coordenador de Bases de Dados e Soluções Digitais, focado na geração de valor através do uso estratégico dos dados.


Eduardo C. N. Martins é formado em Engenharia de Produção Mecânica, com um MBA em Gestão Empresarial. Possui mais de 25 anos de experiência atuando nos setores de Tecnologia, Consultoria e Mineração e, nos últimos 10 anos, tem se dedicado à área de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Riscos Operacionais (SSMARO). Na Vale desde 2019, atualmente é o Diretor do Centro Integrado de SSMARO.


Ricardo Basaglia é Mestre em Administração de Empresas pela FGV/EAESP e conta com formações na Harvard Business School e na Yale School of Management. É CEO da Michael Page, reconhecido como o maior nome em recrutamento e seleção profissional do país e colunista do Estadão e da Rádio Eldorado. Faz parte da diretoria Brasil do YPO, seleto grupo de CEOs que somando o faturamento das empresas que gerenciam, representam 16% do PIB global e atua como Mentor em Gestão de Pessoas.


Gabriela Lopes é Gerente de Tecnologia de Soluções para Negócio na Vale e apaixonada pela Transformação Digital. Com 22 anos atuando em grandes empresas de diferentes segmentos, como Telecomunicação, Governo e Mineração, possui uma carreira dedicada à implantação de soluções de tecnologia e gestão de programas estratégicos. Atualmente é Líder do Programa Global de Transformação de Segurança.


Leonidas dos Santos é Gerente Executivo do Centro de Excelência de SSMA na Raízen, com 18 anos de experiência na indústria de óleo e gás, em operações, manutenção, segurança e na construção do Centro de Excelência em Operações da empresa. Desde 2022 atua na construção do Centro de Excelência de SSMA na Raízen.


Rosa Antonia Carrillo é experiente coach de liderança e consultora organizacional, cuja transformação pessoal passou da pobreza extrema para uma mulher de negócios de sucesso internacional. Foi graduada pela UCLA e possui mestrado pela Pepperdine University School of Business. Autora do The Relationship Factor in Safety Leadership e defensora da promoção da segurança, do bem-estar e da inclusão no local de trabalho.


Hugo Ribeiro é uma referência em liderança e inovação em Segurança Operacional, com 15 anos de experiência em indústrias químicas, alimentícias, mineração, óleo & gás e construção pesada. Pós-graduado em engenharia de segurança do trabalho e graduado em engenharia civil e administrador de empresas com MBA em Gerenciamento de Projetos. Hugo é um dos organizadores do livro “Nova Visão de Segurança no trabalho – Um olhar brasileiro”.


Gilval Menezes é engenheiro civil e de segurança do trabalho, com MBA em Gestão Empresarial. Trabalhou por 23 anos na indústria de GLP e tem experiência sólida em gerenciamento de fábricas, redução de lead times, gestão de pessoas. Tradutor do livro “Por Amor ao Zero” (For the Love of Zero) do Dr. Robert Long e um dos organizadores do livro “Nova Visão de Segurança no trabalho – Um olhar brasileiro”.


Paulo Gomes é um líder internacional de segurança operacional com 15 anos de experiência em posições globais nas indústrias de aviação, mineração, óleo & gás, construção e transporte. Possui pós-graduação em segurança do trabalho, além de certificado e diploma avançado de segurança do trabalho concluídos na Austrália e é um dos organizadores do livro “Nova Visão de Segurança no trabalho – Um olhar brasileiro”.

Inscreva-se e participe você também desta jornada para um futuro mais seguro e conectado!

Fonte: https://br.msasafety.com/safety-summit-2024

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas