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Rafael Lopes, gerente de SSMAQ, explica como utiliza o SICLOPE para obter dados estruturados e em tempo real e tomar decisões, evidenciar problemas e mensurar resultados

26/09/2022
imagem entrevista com gerente de SSMAQ da Geosol

Empresas comprometidas não apenas com a excelência de suas soluções, mas especialmente com sua responsabilidade perante seus diversos stakeholders e o meio ambiente, precisam de ferramentas adequadas que suportem seus processos. Por isso, procuramos a Geosol, empresa do setor mineral com 69 anos de experiência, que oferece técnicas de sondagens especiais para diferentes áreas, apoiando clientes na utilização dos recursos naturais de forma inteligente, eficiente e respeitosa, para compartilhar sua experiência conosco.

A Geosol trabalha com uma equipe criativa e constantemente treinada e empenhada em alcançar resultados, atenta ao desdobramento sustentável da atividade mineral, sem esquecer da sua responsabilidade interna com a Saúde e Segurança de seus funcionários.

Para manejar tantas ações e obrigações das áreas de Saúde, Segurança, Qualidade e Meio Ambiente, a Geosol implementou o SICLOPE – Sistema Integrado de Controle de Operações, uma plataforma digital para gerir especificamente processos voltados às áreas de SSMAQ, possibilitando trabalhar indicadores proativos, levantando informações de itens que precisam ser melhorados nas atividades operacionais através de dados estatísticos, garantindo decisões mais assertivas e a significativa prevenção de acidentes.

Rafael Lopes, Gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade da Geosol, com mais de 10 anos de experiência na área, foi o responsável por essa transformação digital, após realizar inúmeras pesquisas de mercado e reuniões com vários fornecedores. Ele nos contou um pouco sobre como sua pesquisa por diversas soluções e a implementação do SICLOPE tiveram um impacto muito positivo dentro da organização. 

A ideia era trazer uma ferramenta tecnológica que estivesse na palma da mão para gerar informação, com foco na sua capacidade de autonomia. Essa é uma das coisas que eu mais gosto no SICLOPE, a autonomia para criar o que eu preciso, de forma independente. Eu não preciso acionar meu fornecedor a todo momento.”

A Geosol utiliza o SICLOPE para as áreas de SSMAQ, com os módulos de Planos e Ações, Inspeções e Auditorias, Abordagem Comportamental e Ocorrências, desde janeiro de 2022. 

O módulo de Planos e Ações é usado para gerir ações e demandas de forma simples e online, garantindo que a informação esteja preparada para ser visualizada em formato operacional e gerencial e proporcionando, por meio de um dashboard, três visões distintas: local, regional e corporativa. Permite interação direta entre empregados, clientes e fornecedores, proporcionando uma visão em tempo real dentro de cada perfil selecionado. Clique aqui para conhecer mais sobre esse módulo.

O módulo de Inspeções e Auditorias alia tecnologia e gestão para o efetivo controle operacional de inspeções por meio de checklists online, acessíveis de qualquer dispositivo com acesso a rede de dados corporativa ou internet. O módulo dá acesso e acompanhamento à rotina de inspeções e auditorias, promovendo indicadores e análises críticas em tempo real. Clique aqui para conhecer mais sobre esse módulo.

O módulo de Abordagem Comportamental permite cadastrar o check de verificação comportamental da empresa e de sua equipe. Ao cadastrar os levantamentos diários de comportamento, o SICLOPE os traduz imediatamente em indicadores, subsidiando a gestão para tomada de decisão com relação à prevenção ou proteção de saúde, segurança e meio ambiente. O objetivo é otimizar ao máximo o processo de identificação de pontos críticos que precisam de atenção emergencial e ganhar eficiência para lidar diretamente com os problemas encontrados. Clique aqui para conhecer mais sobre esse módulo.

O módulo de Ocorrências em SSMA permite gerir todas as ocorrências e seus respectivos planos, ações e relatórios. A massa de dados proporciona a geração de um painel gerencial da situação das ocorrências em tempo real, fundamentando as tomadas de decisões. O módulo é pró-ativo e agiliza as comunicações, enviando alertas que podem ser configurados de forma personalizada. Clique aqui para conhecer mais sobre esse módulo.

Rafael Lopes explica que o início de uso da ferramenta foi com o SESMT e hoje já é utilizado com a Liderança Operacional, a fim de abranger as atividades de 3.000 empregados. O processo de adaptação da plataforma durou cerca de 2 meses, pois necessita não somente de uma mudança tecnológica, mas também cultural, tornando todos participativos e corresponsáveis.

Compartilhar responsabilidades é um ponto muito importante. Cada gestor responsável por determinado processo tem acesso às informações, entendendo sua real necessidade de atuação e contribuição.”

A Geosol é dividida em unidades de negócio, com instalação de equipamento para sondagem mineral nos quatro cantos do Brasil. Administrar o andamento de todas elas, coletar dados, enxergar de forma macro e proativa as oportunidades, dentre outros tantos indicadores, só é possível através de uma plataforma integrada e construída especificamente para a área de SSMAQ e customizada para as necessidades específicas da empresa.

As pessoas que estão em campo, estejam elas no Norte, Sul, Sudeste, Leste ou Oeste, coletam dados para a tomada de decisão gerencial. Por exemplo, em uma inspeção de equipamentos é possível verificar qual a condição (conforme ou não conforme) identificando assim qual o ofensor negativo, onde eu preciso trabalhar, como funciona em cada região, entre outras coisas. Eu consigo captar tudo o que a empresa necessita e transformar aquilo em uma ação corporativa.”

O gerente de SSMAQ conta que a área passou a ser mais valorizada, pois problemas, monitoramento e controle das ações são evidenciados com números, facilitando o gerenciamento, dando poder aos envolvidos e garantindo um acompanhamento em tempo real.

Seja na palma da mão (celular) ou em uma televisão é possível visualizar o BI do SICLOPE. Com isso, consigo monitorar o desempenho da minha equipe técnica, as metas estabelecidas, se eles estão seguindo os critérios definidos, o gestor responsável, sua localidade, se a ação foi cumprida, a performance dos colaboradores, tudo alimentado em tempo real.”

O nível de coleta de informações é muito completo, feito através do celular pelos próprios colaboradores designados para tal, viabilizando a geração de indicadores e relatórios para tomar decisões assertivas. Rafael explica que ele consegue, por exemplo, ver rapidamente qual o número de inspeções realizadas naquele mês, quantas não estão em conformidade e quais são os principais itens que precisam de correção. 

Através da plataforma, a gestão é feita de forma muito mais eficiente e dinâmica. Se na inspeção o colaborador identificou que um ambiente se encontra inseguro, o gestor sabe em que ponto precisa atuar, e qual a periodicidade de atuação.

A gerência consegue se reunir e utilizar a ferramenta como referência para suas decisões e para cobrar melhorias. Nos nossos fóruns periódicos, os gestores conseguem medir sua evolução ao longo do mês.”

Com poucos meses de implementação do SICLOPE já é possível mensurar os resultados, evidenciar com números os problemas e criar padrões e cenários para entender em que momento a empresa está e aonde quer chegar.

E ERPLAN entende a importância de gerar dados confiáveis e isentos para nortear os gestores na tomada de decisões mais conscientes. Enxergar essas evidências é essencialmente estratégico a todos os negócios – não importa o tamanho, a região no qual atua ou o segmento.

A equipe da ERPLAN nos deu todo o suporte necessário em todo o processo, não tenho do que reclamar.” A ERPLAN, mais uma vez, se destacando pelo seu atendimento e pós-venda de excelência, com qualidade reconhecida por seus clientes e demais stakeholders.

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Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas