Notícias QSMA

IV ENEST

ERPLAN participa do IV Encontro Nacional dos Engenheiros de Segurança do Trabalho

05/05/2023

Aconteceu nos últimos dias 26, 27 e 28 de abril, no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA) em Salvador – BA, a quarta edição do ENEST –  Encontro Nacional dos Engenheiros de Segurança do Trabalho. O encontro teve como principal objetivo a integração entre os profissionais de segurança do trabalho de todo Brasil, além de outros países, por meio de intercâmbio de informações e experiências junto aos associados, conselhos e entidades representativas, orientando e valorizando o profissional da segurança do trabalho.

O IV ENEST contou com a participação de mais de 25 palestrantes da área e teve mais de 300 pessoas inscritas, sendo um público super qualificado e atuante nas áreas de Engenharia de Segurança do Trabalho. O evento proporcionou diversas atividades científicas, como painéis de discussão, palestras, debates e workshops, conduzidos por especialistas nacionais e internacionais, com uma programação completa que visava fomentar a pesquisa, tecnologia, capacitação e inovação do setor. 

O evento foi realizado em parceria com a ANEST – Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho, ABESE – Associação Baiana de Engenharia de Segurança, FOLESST – Fórum Lusófono de Engenharia, Segurança e Saúde no Trabalho e contou com o apoio de empresas e instituições que acreditam na evolução da engenharia de segurança do trabalho: ERPLAN, CONFEA, CREA-BA, Mutua, Chromopack, SESISST. As entidades de classe ligadas a ANEST participaram com todo empenho enviando seus representantes.

Edmar Rezende (CEO) representando a Erplan no IV Enest. 

Ainda dentro das festividades do evento, foi de grande repercussão a FANEST (Fórum Feminino da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho), em que tem como objetivo o fortalecimento da participação feminina na engenharia de segurança do trabalho. A importância da engenharia de segurança do trabalho, empreendedorismo, inovação e tecnologia sob a ótica feminina, a difusão e valorização da área da engenharia de segurança do trabalho, também foram alguns dos assuntos que estiveram em pauta ao longo dos três dias do encontro.

Dentre os temas debatidos no evento, destacam-se, o empreendedorismo, desafios e oportunidades, trazidos pelos expert Márcia Silva e Rafael Pinheiro. Marketing digital para Profissionais da Engenharia, onde contaram com a participação, dos engenheiros, Johan Barbosa (AEST-PB) e Victor Costa (PARANÁ). Ainda destacamos os temas do Emprego da Radiação Ionizante, com o médico Israel Reinande, 10 anos do incêndio da Boate Kiss: causas e efeitos, com os palestrantes Rodrigo Freitas, Liane Durão e Inálvaro Nazaré Soares, as interferências do LTCAT no PPP, com Audenor Marinho (ANEST) e Gleice Copedê Piovesan (ASMEST).

O evento ainda contou no seu último dia, com cursos de aprimoramento, entre eles destacamos: Principais erros do PGR/GRO e PGTR, evidenciados em 2022, referentes à NR 01 e NR 31, com o Auditor Fiscal do Trabalho, Rodrigo Vieira Vaz, a abordagem das Alterações nas Normas Regulamentadoras 4, 5 e 18 – com foco na atuação dos profissionais da segurança do trabalho, com a Dra. Mara Camisassa (AFT – MG), entre outros.

Confira a seguir alguns comentários de renomeados profissionais da área de engenharia de segurança do trabalho que estiveram presentes no evento.

Edmar Rezende
CEO da Erplan; Engenheiro de Produção e Pós-Graduado em Engenharia de Segurança e Ambiental

“Participar e apoiar o ENEST foi uma honra. É sempre muito bom estar disposto a aprender, aumentar o repertório e trazer informação de qualidade para as áreas de SST. E nesse evento tivemos a participação de profissionais que estão atuando ativamente na gestão de SST na sua efetividade, além das conexões que abrem portas e criam oportunidades de pensamento crítico efetivo nas áreas de SST. Estarmos como patrocinadores nos encheu de orgulho porque acreditamos no propósito que o evento cumpriu com maestria. Agradeço ao Presidente do ANEST Benvenuto, ao presidente da ABESE na BAHIA, a Iva Bella do FANEST pelo convite e a todos os palestrantes que marcaram essa semana com grandes apresentações de altíssimo nível.”


Benvenuto Gonçalves Júnior
Presidente da ANEST

“O evento desempenhou um papel crucial para a Engenharia de Segurança do Trabalho, contando com a participação especial do Fórum Feminino da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (FANEST), criado dentro da ANEST em 2022, em que foi possível discutir sobre a valorização das mulheres dentro da área.”  


Iva Barbosa | IvaBella
Engenheira de Produção e Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Presidente FANEST; CEO do KINGSST-SG; Secretária de Assembleia Magna do FoLESST; Membro ANESTTV e membro ABESE.

“O IV ENEST foi simplesmente sensacional. Foi um evento em que reuniu profissionais da segurança do trabalho, empresas e organizações que, juntos, tornam possível evidenciar o que há de melhor em cada profissional. Para mim, na qualidade de presidente da FANEST, foi um encontro enriquecedor, em que mulheres engenheiras se juntaram para que pudéssemos fazer um movimento a nível nacional e internacional. Já estamos orquestrando grandes projetos para fortalecer a categoria e para contribuir com o enriquecimento da sociedade como um todo.”


Victor Costa
Engenheiro de Segurança do Trabalho

“É o meu segundo ENEST e, com certeza, ambos me abriram novas oportunidades. Em Vila Velha, tudo foi muito novo para mim, mas graças a confiança e oportunidade da ANEST, em especial o Presidente Benvenuto, tive a satisfação de já começar com o pé direito, palestrando sobre Rotinas de Segurança do Trabalho – Um passo antes da Gestão. Já no IV ENEST tive a honra de participar de uma mesa de discussão sobre o uso do marketing digital. São dias intensos de conteúdo, troca de experiências, fortalecimento de laços e networking. Dias em que você aprende, reaprende e desaprende muito. Saio do IV ENEST com a convicção e certeza que sai do III: que estamos no caminho certo, porque é através da união que fortalecemos a Engenharia de Segurança e a cultura de prevenção.” 


Clarice Barreto
Engenheira Agrícola e de Segurança do Trabalho; Coordenadora do curso de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do IFRN – Campus Natal Central; Coordenadora Técnico-Científica do CONEST BRASIL; Membro da Comissão Organizadora do IV ENEST.

“O IV ENEST, foi muito além das expectativas. Os fóruns (FoLESST, ABESE, FANEST e ANEST) foram de extrema importância, pois possibilitou criar e disponibilizar discussões sobre temas específicos, permitindo a interação entre os participantes, o debate e a busca por novos conhecimentos, dentro e fora da atividade laboral no panorama atual no exercício do prevencionismo. Parabéns ao Presidente Benvenuto Gonçalves Júnior, presidente da ANEST, por resgatar este evento, incluindo-o permanentemente no calendário de eventos da Engenharia de Segurança do Trabalho. Parabéns também aos realizadores, patrocinadores, entidades de classe e todos os participantes inscritos que se fizeram presentes, abrilhantando o evento e afirmando a confiabilidade deste.”


Rodrigo Vieira Vaz
Auditor Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego MTE

“Nesse IV ENEST de 2023 ficou claro para mim a força que tem a união dos profissionais de segurança e saúde no trabalho. Pude observar temas atuais que não eram tratados em outros eventos e que foram trazidos de forma excepcional como, por exemplo, a importância do marketing digital para os profissionais da Engenharia, os desafios e as oportunidades para se tornar um consultor ou empreendedor na SST, dentre outros. Outro ponto que me chamou muita atenção e felicidade é a participação das mulheres engenheiras, que se organizaram no FANEST. Por fim, só tenho a agradecer a participação maciça no minicurso que ministrei sobre os principais erros do PGR/GRO evidenciados em 2022. Fico na torcida para o que ENEST de 2024 supere este e apresente aos profissionais de SST os temas que aprimorem o conhecimento.”


Ivan Cunha
Diretor Técnico e Científico da AEST-RJ; Diretor Técnico METASEG; Mestre em Engenharia Ambiental; Mestre em Desenvolvimento Local; Láurea ao Mérito da Engenharia CREA-RJ em 2020; Engenheiro de Segurança do Trabalho.

“O evento é importante pela oportunidade de aprendizado e atualização profissional com debates quanto a temas recentes. Além disso, é necessário ouvirmos experiências de associações de outros estados, assim como dos demais parceiros que apresentam novas soluções. Além disso, a percepção de toda a sinergia entre os participantes nos contamina de uma forma geral, ou seja, o trabalho para o crescimento da engenharia  de segurança pela vida digna dos trabalhadores e resultados de qualidade.”


Ana Pinho
Engenheira Química e Segurança Especialista Ambiental; Auditora ESG e EHS.

“Participar de um grandioso evento como o ENEST foi um ótima experiência para  desenvolvimento profissional. Um conteúdo de excelente qualidade, muito atual para as demandas do mercado de SST e ESG. Os palestrantes eram de alto nível e trouxeram novas visões sobre gestão de SST.  O networking foi muito importante para fazermos novas amizades, conhecer novos projetos e ideias que possam convergir em parcerias com os negócios que comando atualmente. Como exemplo, a própria ERPLAN  nos mostrou um modelo de Sistema de Gestão de QSMS bem adaptável à realidade e necessidade das empresas hoje. Como convidada, tive a satisfação de participar de um painel do Fórum Feminino  Internacional da ANEST com toda diretoria e membros. Um momento  muito importante  para nós mulheres e profissionais,  pois  conseguimos dar mais visibilidade a este projeto que visa contribuir para o impulsionamento dos projetos deste público alvo. Também reafirmo a importância da ANEST, CREA-PB e AEST-PB neste apoio para podermos representar nossa engenharia de ST da Paraíba.”


Elizeu Marcos
Presidente da ABESE

“O IV ENEST superou nossa expectativa! Além de promover debates sobre temáticas que afetam a segurança e a saúde do trabalhador, também proporcionou o intercâmbio de informações e experiências entre profissionais dos diversos estados do Brasil. Com isso, sentimos o fortalecimento na integração dos profissionais do sistema CONFEA/CREA e o aumento no orgulho de pertencer a Engenharia de Segurança do Trabalho. Percebemos o quanto é importante divulgar para os profissionais a necessidade de se fazer representar no sistema CONFEA/CREA, por meio da opção pela Engenharia de Segurança do Trabalho como título principal. Esperamos que para o próximo ENEST, essas ações assertivas permaneçam, e que novas sejam implementadas, para que sempre seja criada uma expectativa positiva para incentivar a participação dos profissionais.”


Gleice Copedê Piovesan
Engª. Quimica e de Seg. Trabalho; Higienista Ocupacional; Diretora da Aliança Segurança e Medicina do Trabalho; Vice presidente da ASMEST; Membro da Diretoria do FANEST; Membro da ANESTTV.

“O IV ENEST superou todas minhas expectativas! Evento após evento, percebo que os profissionais da área de segurança e saúde do trabalho estão cada vez mais buscando aperfeiçoamento profissional e inovações tecnológicas para atender as necessidades técnicas e de gestão, exigidas para um bom desempenho no mercado de trabalho. O Fórum Internacional composto por diversos países de língua portuguesa evidenciou o quanto temos a somar e partilhar conhecimento. O Fórum das Engenheiras da Anest vem agregando valores ao trabalho desenvolvido pelas mulheres que fazem parte do Sistema Confea, Crea e Mútua de todo o  Brasil, fomentando a igualdade de gêneros e equidade das oportunidades laborais, com foco na meritocracia. Enfim, participar desses eventos promovidos pelas associações de engenharia de segurança do trabalho é essencial para nos mantermos atualizados, conhecer outras empresas e profissionais, agregando valores, criando oportunidades e desenvolvendo nossas habilidades pessoais de engajamento na sociedade.”


Dayanni Brito

“Foi um evento de extrema importância para todos os profissionais da área de Segurança do Trabalho. O evento foi repleto de troca de informações valiosas entre os participantes, de diversos lugares do Brasil e com experiência em distintos setores econômicos.  Para a área de segurança do trabalho é importante que os profissionais estejam atualizados, e o ENEST é uma ótima oportunidade para renovar nossos conhecimentos na área, além de estreitar laços profissionais com os colegas de trabalho. Por meio de networking, os participantes podem estabelecer contatos com outros profissionais, compartilhar informações sobre as melhores práticas em segurança do trabalho e discutir desafios e oportunidades na área. O ENEST, como todos os anos, é o evento de importância e impacto singular na vida dos profissionais prevencionistas. “


Milton Alves Ribeiro
Servidor Público (Eng. Seg. Trabalho CBMGO/DETRAN); Diretor Regional ANEST; Presidente da AGEST; Coordenador Adjunto do FSSTGO e Coordenador/Professor Pós-EST PUCGO.

“Considero a participação IV ENEST um marco profissional, pois ampliamos as oportunidades de crescimento e reconhecimento profissionais, tendo acesso aos grandes nomes da área de SST, permitindo troca de experiências, debates e ampliando nossa rede de conexões. Agradeço à ANEST, ABESE, CONFEA, MÚTUA e CREA-BA, entidades promotora do evento, pela excelência com que desenvolveram o evento e voltando para casa como minhas expectativas completamente satisfeitas, cheio de anotações de inúmeros Insights para aplicações práticas no meu dia-a-dia profissional, ficando, já neste momento, na expectativa para participar do próximo ENEST tão grandioso quanto este.”


Milton Ribeiro e Edmar Rezende.

Edmar Rezende e Rodrigo Vieira Vaz.

Clarice Barreto, Gleise Piovesan, Dayanni Brito, Roberta Menezes, Ana Pinho, IvaBella, Sônia e Mariana Karla.

Edmar Rezende, Victor Costa e Jeverson Silveira.

Benvenuto Gonçalves Júnior

Gleice Copedê Piovesan, Edmar Rezende e Clarice Barreto.

Rodrigo Vaz, Victor Costa, Clarice Barreto, Benvenuto, Edmar Rezende e Gleice Piovesan.

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas