Notícias QSMA

109 Lições Aprendidas em Saúde e Segurança no Trabalho

14/08/2023
109 Lições Aprendidas em SST

Um compilado de cases em Saúde e Segurança no Trabalho, com benefícios comprovados e elaborados por líderes e especialistas sêniores em EHS do Brasil e de outros países, com proficiência técnica e larga atuação no mercado, é a proposta do livro “Guia de Lições Aprendidas em SST”, que será lançado no dia 14 de setembro, na Expo Proteção 2023, evento que acontece anualmente em São Paulo.

Coordenado pelo professor e doutor Fabio Arruda, Gerente Executivo de SSMA no Grupo Mateus, Vice-presidente no CRA-MA e Professor de Pós-Graduação, esta obra é um projeto colaborativo, que nasceu com o objetivo de deixar um legado em Saúde e Segurança no Trabalho através do compartilhamento de práticas preventivas que agreguem valor aos profissionais, organizações e sociedade.

Para a construção desse livro um processo seletivo foi realizado para a escolha dos coautores, e as lições aprendidas que foram compartilhadas são reais ou de impacto assumido nas operações, ou seja, validáveis de forma factual e técnica, além de aplicáveis no que diz respeito a design, dispositivo, processo ou decisão.

Essas lições aprendidas têm como foco melhorar as condições de trabalho, eliminar riscos, reduzir falhas e acidentes, fortalecer a implantação do sistema de gestão, alavancar a evolução cultural, conscientizar, capacitar e motivar os trabalhadores, além de reforçar um resultado positivo em Saúde e Segurança do Trabalho.”

Fabio Arruda

Essas 109 lições aprendidas que compõem o guia de Saúde e Segurança no Trabalho são apresentadas no formato de cases e guardam relação com os eixos de Triangulação em Saúde e Segurança no Trabalho e Requisitos da ISO 45001:2018 Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho.

A Triangulação em Saúde e Segurança no Trabalho reúne três forças em equilíbrio, aumentando a capacidade de resistência a qualquer força externa: engenharia, gestão e comportamento. Esses elementos funcionando como uma escora e travando a deformação do sistema, podem ser simbolizados, neste caso, pelos desvios, comportamentos de riscos, não conformidades, doenças ocupacionais e acidentes do trabalho.

  • Engenharia: projetos, processos e sistemas físicos, tecnologia, estruturas técnicas, mecanismos, dispositivos e design;
  • Gestão: sistemáticas e medidas de planejamento, organização, liderança e controle aplicados a obtenção de resultados em segurança e saúde do trabalhador;
  • Fatores Humanos: programas, práticas e ferramentas que visam a conscientização, ao aprendizado com o erro, ao comportamento seguro, a segurança psicológica e ao desenvolvimento de competências de forma individual ou em equipe no cotidiano empresarial.

Quanto ao eixo ISO 45001:2018 Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho, a norma ISO 45001 apresenta o sistema de gestão de SST e auxilia a organização, independente do porte ou ramo de atividade, a gerenciar seus perigos e riscos no ambiente de trabalho. Tem como objetivo fornecer um método para a gestão e prevenção de acidentes fatais, acidentes do trabalho em geral e doenças ocupacionais.

Os benefícios que um sistema de gestão de SST assegura é a prevenção de acidentes, melhoria e oferta de um ambiente de trabalho seguro e saudável para toda a força de trabalho e de outras pessoas que atuam sob o controle da organização, e o contínuo desempenho da saúde e segurança ocupacional, resultados que se deseja alcançar.”

Fabio Arruda

A norma é uma ferramenta prática para qualquer organização. A abordagem do sistema de gestão de SST é estruturada em 10 requisitos que se baseiam no conceito Plan, Do, Check, Act (PDCA) e os coautores contam suas lições fazendo a relação do case com um ou mais requisitos da ISO. São eles:

1 – Escopo

2 – Referências Normativas

3 – Termos e Definições

4 – Contexto da Organização

5 – Liderança

6 – Planejamento

7 – Apoio

8 – Operação

9 – Avaliação do Desempenho

10 – Melhoria. 

Este compêndio com os cases de sucesso em engenharia, gestão, comportamento e ISO 45001 é um trabalho sem fins lucrativos, com todo o lucro com a venda dos livros físicos revertido integralmente para a APAE.  

Edmar Rezende, CEO da ERPLAN, é um dos coautores que enriquece esse condensado de conhecimento adquirido em SST, com a implantação de um sistema de gestão para o controle e monitoramento de riscos, falhas e acidentes, reforçando resultados positivos para Saúde e Segurança do Trabalho.

“É muita gratidão e uma honra participar como coautor do livro ‘Guia de Lições Aprendidas em SST’. Um projeto comandado pelo mestre Fabio Arruda, com o tema: Gestão e Tecnologia em SST – Integrando todos no mesmo propósito.”

Edmar Rezende

Esta é uma publicação científica com código ISBN que dará visibilidade a área de SST com a soma de todo o conhecimento adquirido por meio de experiências, práticas, métodos e conceitos aplicados para gerar resultados em Saúde e Segurança no Trabalho. 

O “Guia de Lições Aprendidas em SST” estará disponível, inicialmente, na Expo Proteção. A Expo Proteção é uma feira internacional de Saúde e Segurança no Trabalho, considerada o maior evento técnico de SST e emergência do Brasil, está em sua nona edição e conta com mais de 300 expositores, além de diversos eventos técnicos de formação profissional. É um espaço para a geração de negócios, troca de experiências e formação profissional. Acontecerá de 13 a 15 de setembro de 2023, na São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, 1,5Km.

Acreditamos no trabalho em equipe, na gestão colaborativa e participativa. Os resultados nessas áreas estão ligados diretamente a capacidade de encantar, envolver e influenciar as pessoas com muita prática, exemplo e uma gestão que esteja disponível a todas as pessoas.”

Edmar Rezende

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas