Notícias QSMA

TV ABRAEST realiza live com o tema Nova NR 35: Análise Técnica e Aplicabilidade das Principais Alterações

27/07/2023

As Normas Regulamentadoras (NRs) são um conjunto de regulamentações estabelecidas pelo governo brasileiro para garantir a segurança, saúde e condições adequadas de trabalho para os empregados em diversos setores e atividades. Essas normas são de cumprimento obrigatório pelas empresas e têm como objetivo proteger os trabalhadores, reduzir acidentes e doenças ocupacionais, promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho e assegurar a observância das leis trabalhistas.

As NRs abrangem uma ampla variedade de temas, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), segurança em máquinas e equipamentos, trabalho em altura, prevenção de incêndios, segurança em espaços confinados, entre outros. Cada NR é dedicada a um assunto específico e detalha os requisitos mínimos que as empresas devem seguir para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores.

A Norma Regulamentadora 35 (NR35) trata especificamente das atividades de trabalho em altura. Seu objetivo é estabelecer os requisitos mínimos de segurança para a prevenção de acidentes e a proteção da saúde dos trabalhadores que executam serviços acima de dois metros de altura do nível inferior. Essa norma se aplica a todas as atividades que envolvam o trabalho em altura, como em escadas, andaimes, plataformas, telhados, entre outros locais elevados. Em 03 de Julho de 2023, entrou em vigor a nova redação da NR 35, dada pela Portaria MTP nº 4.218, de 20/12/2022.

Com essa alteração, a Associação Brasiliense de Engenharia de Segurança do Trabalho – ABRAEST realizará uma uma live imperdível, na terça-feira, dia 01 de Agosto de 2023, as 19:30 e que será transmitida pelo canal no Youtube. A live em questão tem como objetivo abordar as principais alterações da nova revisão da NR-35, através de uma análise técnica e prática. Nessa importante discussão, a ABRAEST traz profissionais especializados para esclarecer dúvidas, fornecer orientações e apresentar casos práticos sobre como as empresas podem se adequar às exigências da nova revisão da norma que rege o Trabalho em Altura. Confira os convidados:

Gianfranco Pampalon: Eng. Civil e de Segurança do Trabalho, foi Auditor Fiscal do Trabalho de 1985 a 2020, membro da CNTT da NR-35, Professor de cursos de pós-graduação em engenharia de segurança e medicina do trabalho, palestrante, autor de livros e manuais sobre SST e consultor do Seconci-SP e independente.

Rafael Vaz Ferreira: Associado e representante da ABRAEST – Engenheiro mecânico (UnB), pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Energia. Mestre em prevenção de riscos laborais com especialização em Segurança do Trabalho (UneAtlantico/Espanha) e Doutor em Projetos de Prevenção e Qualidade (UNINI/México).

O evento online será conduzido por Stefani Cardoso Jardim, uma engenheira apaixonada por Segurança e Saúde do Trabalho. Ela guiará a discussão e garantirá que você receba insights acionáveis para aplicar em seu local de trabalho.

Vale lembrar que o evento é GRATUITO e, para participar, basta se inscrever pelo site do Sympla, acessando este link. Os participantes receberão um certificado de participação do evento emitido pela ABRAEST.

Saiba mais sobre o organizador 

A Associação Brasiliense de Engenharia de Segurança do Trabalho – ABRAEST, é uma entidade sem fins lucrativos, com mais de 35 anos de existência, fundada concomitantemente com a Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho – ANEST. Atua para o fortalecimento e proteção dos interesses profissionais da engenharia de segurança do trabalho, em colaboração com os poderes públicos e demais entidades representativas, no sentido da solidariedade social, através do uso do conhecimento da tecnologia para a prevenção de acidentes do trabalho e na busca da promoção da saúde dos trabalhadores.

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas