Notícias QSMA

Especializada em espeleologia, a Ativo Ambiental aumenta a eficiência de seus processos internos e externos em Saúde, Segurança e Meio Ambiente com a ajuda do SICLOPE

03/11/2021
imagem entrevista com diretora técnica
Photo Fundo Caverna by Julien DI MAJO on Unsplash

Conversamos com a Diretora Técnica de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da empresa Ativo Ambiental sobre os desafios de otimizar o monitoramento e controle dos dados da área. A Diretora Flavia Evangelista é geógrafa e farmacêutica pela UFMG, pós-graduada em Engenharia e Gestão Industrial e Mestranda pela PUC de Minas Gerais.

A Ativo Ambiental é uma empresa de consultoria e estudos ambientais, com o diferencial na execução de estudos de espeleologia, ou seja, a análise completa de cavernas, desenvolvendo soluções ambientais e socioeconômicas para empreendimentos do setor público e privado, há mais de 11 anos. A empresa está capacitada a desenvolver treinamento, planejamento, gerenciamento e desenvolvimento em Saúde e Segurança, inclusive em áreas remotas.

Anos buscando por uma ferramenta para otimizar os processos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, que antes eram feitos em planilhas, Flavia Evangelista conta que chegou a ponderar a criação interna de um sistema, mas precisava de uma solução bastante tecnológica além de sua expertise. Quando um dos técnicos da equipe da Saúde e Segurança apresentou a ERPLAN, o processo de decisão foi muito rápido.

Flavia conta o que motivou a empresa a implantar o SICLOPE para gerir processos de SSMA: “precisávamos ter mais eficiência em nossos processos internos, ter um local único com as documentações dos clientes, agilizar a troca de informações e melhorar validações. Com o SICLOPE, ganhamos muito mais que isso.”

O principal ganho com a implementação do SICLOPE na Ativo Ambiental foi a segurança e confiabilidade dos dados. Flavia complementa, “democratizamos a informação, porém, optamos por criar senhas de acesso para limitar o nível, inclusive impedindo que ela seja modificada ou copiada.”

A diretora explica que a plataforma unifica tecnologias, conversa com outros sistemas e aplicativos, e com isso ganha-se tempo. Por exemplo, um cliente, fiscal ou qualquer outra pessoa têm acesso, em tempo real, às informações de um trabalhador em campo, através da leitura do QR Code de seu crachá. Desta forma, é possível inspecionar se aquele colaborador está devidamente habilitado e com os treinamentos em dia para executar determinada atividade.

“A plataforma é fácil de entender e de rápida visualização. Os faróis indicam se algo não está nos conformes e envia notificações. O profissional não vai a campo se estiver com treinamento vencido, por exemplo.”

A implementação do SICLOPE na Ativo Ambiental começou esse ano e foram contratados 4 módulos de Saúde e Segurança, que já resolveram 80% dos problemas. Todavia, Flavia reforça que pretende incluir novos módulos para tornar todo o processo ainda mais completo, inclusive o módulo de Meio Ambiente.

Pesquisamos vários sistemas, mas todos eram generalistas e precisaríamos nos adaptar. Já o SICLOPE é voltado para a área de Saúde e Segurança e nos atende 100%. Pedimos adaptações que eram pertinentes para a Ativo e a equipe da ERPLAN foi solícita, sem nenhuma resistência e dedicada a trazer o melhor para nós”, relata Flavia Evangelista.

O profissionalismo da Ativo exige um controle minucioso dos dados e de sua equipe técnica e entende que esse tipo de exigência é fundamental para o trabalho na área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Por isso, Flavia compartilha a solução com outras empresas, que também possuem a mesma necessidade de controle das informações: “não vou competir com isso, indico porque estamos falando da saúde e segurança de pessoas, vidas.”

Animada por ter encontrado na plataforma da ERPLAN a solução que vinha buscando há tempos, Flavia ressalta que a mudança interna não foi de uma hora para outra, visto que é uma empresa que trabalhava de determinada forma há mais de década, mas que a aceitação de todos foi muito rápida e positiva, especialmente de uma área mais tecnológica, como de geoprocessamento, e diz que as áreas têm pedido acesso ao sistema para coleta de dados.

Flavia Evangelista conclui dizendo que um dos diferenciais da ERPLAN é o atendimento prestativo e assertivo e completa: “SICLOPE é uma plataforma organizada, muito bem pensada, com layout bonito e personalizado e que atende a demanda de Saúde, Segurança e Meio Ambiente das empresas.”

A ERPLAN tem o compromisso de oferecer soluções inovadoras de gestão e tecnologia focada nas áreas de Saúde, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade (SSMAQ), para promover ainda mais assertividade no acompanhamento de demandas empresariais, poupando tempo nas tomadas de decisão e facilitando todo o processo de comunicação corporativa. Conheça mais sobre nosso compromisso, visão e valores clicando aqui.

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas