Notícias QSMA

Sistema de Gestão Integrada – Eficiência e lucratividade a partir do aperfeiçoamento da gestão

16/10/2017
SGI - Sistema de Gestão Integrada

Todo empreendedor está sempre em busca de melhores práticas para a sua empresa. Identificando erros e valorizando acertos, é possível definir novos comportamentos, ferramentas ou sistemas que vão fazer o ambiente de trabalho mais eficiente, lucrativo e dinâmico.

Faz parte de um passado distante depender apenas da percepção dos gestores ou incessantes reuniões de alinhamento para o sincronismo das diversas equipes que atuam em uma empresa. Com um Sistema de Gestão Integrada (SGI), as informações que influenciam na gestão de uma empresa estarão concentradas e disponíveis em uma única plataforma para setores administrativos, compras e vendas, RH e demais áreas de uma empresa.

UM SGI é um modelo de gestão que organiza todas as operações de um negócio – muitas vezes integrado a um software para facilitar os processos de comunicação. Ao promover a troca de dados entre os setores, o SGI permite a criação de estratégias que estejam alinhadas à política interna da empresa e às demandas de clientes: a integração funcional (finanças, contabilidade, RH, etc.) permite que se atue em perspectiva sistêmica (processos de transações, informações gerenciais e apoio a tomada de decisão).

A implementação de um SGI atua diretamente sobre a obtenção de certificados como o ISO 9001, ISO 140001 e OHSAS 18001 – imprescindíveis para a imagem social de seu negócio. Afinal, um sistema integrado de gestão aperfeiçoa processos envolvidos na atividade-fim da empresa, economizando tempo e gerenciando riscos (exigências do ISO 9001). Além disso, atuar para equilibrar o lucro da empresa à exploração de recursos ambientais (ISO 14001) e criar um ambiente de trabalho seguro aos funcionários (OHSAS 18001) torna-se um processo mais fácil com um SGI.

O primeiro passo para se adotar um SGI é produzir um diagnóstico sobre a situação geral da empresa. Identificando as principais necessidades do negócio, será possível definir uma metodologia para se promover mudança a partir das seguintes perguntas:

  • Quais métricas ou indicadores precisam ser monitorados?
  • Como o processo de produção precisa ser reorganizado?
  • Quais ações são necessárias?

O passo seguinte é o treinamento de toda a equipe responsável por atualizar o SGI. A fim de aperfeiçoar a utilização da plataforma, todo colaborador precisa conhecer as funcionalidades oferecidas pelo sistema. Com o uso padronizado e dados atualizados, haverá maior controle sobre a produtividade e, consequentemente, sobre o negócio como um todo.

Todo o trabalho de compilação de dados e cruzamento de informações agora está otimizado em um Sistema de Gestão Integrada. Assim, com mais informação disponível, protocolos padronizados em toda a empresa e setores trabalhando juntos, o processo de tomada de decisões torna-se mais eficiente. Com mais tempo para o desenvolvimento das atividades, a qualidade e agilidade da entrega permitem que a empresa ganhe relevância em um mercado competitivo.

A ERPLAN está preparada para fornecer uma ferramenta que tornará seu SGI conectado às pessoas, capaz de promover análises constantes envolvendo todos os atores no processo de tomada de decisão.  Garantir informações disponíveis  e conhecimento dos problemas de uma forma integrada é um dos objetivos do SICLOPE, com foco no fortalecimento da cultura e melhoria contínua do SGI.

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas