Notícias QSMA

Gestão de SST

Os cuidados na gestão de SST com o envelhecimento da população ativa

13/04/2020
Idoso de costas em uma praça
Photo by Huy Phan on Unsplash

A SST – Segurança e Saúde no Trabalhado, é um conjunto de normas e procedimentos determinados pela legislação para empregados e empregadores, com o objetivo de reduzir doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Considerando uma nova perspectiva, em que o envelhecimento da população ativa vem aumentando, as medidas de segurança adotadas precisam contemplar esse novo cenário.

Em 2012, as pessoas com mais de 60 anos representavam 12,8% da população residente total. Segundo dados do IBGE, da pesquisa “Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2018”, divulgada no ano passado, esse grupo passou para 15,4% em 2018, enquanto a população com menos de 13 anos recuou em 6%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos devem representar 25,5% da população até 2060.

Apesar de ainda representarem o menor grupo de participação no mercado, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, e interpretação da Agência Brasil, o percentual de trabalhadores com mais de 60 anos vem aumentando, passando de 5,9% em 2012 para 7,2% no ano retrasado. Foram mais de 7,5 milhões de idosos na força de trabalho em 2018.

Além do envelhecimento da população, os idosos estão adiando sua saída do mercado. É necessário, portanto, que as empresas estejam preparadas para respeitar seus direito relativos a trabalho e renda, garantir condições adequadas para que exerçam sua profissão.

Com a idade, o trabalhador tem mudanças intelectuais, físicas e sensoriais. A maturidade traz ao profissional com mais de 60 anos experiência, sabedoria, conhecimento especializado, percepção holística e capacidade de decisão. Entretanto, suas aptidões funcionais enfrentam o processo natural de envelhecimento. Essas mudanças não são homogêneas, ou seja, indivíduos com a mesma idade vão apresentar características diferentes, dependendo do seu estilo de vida, predisposições genéticas, nível educacional, entre outros fatores.

Portanto, uma avaliação dos riscos implica considerar os aspectos relacionados a diferentes grupos etários, incluindo possíveis alterações das aptidões funcionais e do estado de saúde. Os riscos relevantes para os trabalhadores mais velhos incluem, entre outros aspectos:

  • Volume de trabalho pesado do ponto de vista físico;
  • Riscos relacionados ao trabalho por turnos;
  • Ambientes de trabalho com temperaturas elevadas ou baixas e com muito ruído;
  • Ambientes insalubres e periculosos;
  • Trabalhos em altura e espaços confinados.

Como as diferenças entre indivíduos aumentam com o passar dos anos, as análises de risco não devem ser feitas simplesmente com base na idade. Essa avaliação deve considerar as exigências do trabalho em relação às aptidões funcionais e o estado de saúde do indivíduo.

Como sugestão, seguem algumas medidas que podem ser adotadas na gestão da SST em um grupo etário acima dos 60 anos:

  • Avaliar o volume de trabalho pesado para as capacidades físicas;
  • Não expor excessivamente a temperaturas extremas;
  • Garantir a melhor organização de turnos;
  • Possibilitar iluminação adequada e baixo ruído;
  • Oferecer rotação de funções e melhores intervalos;
  • Considerar seus valores, atitudes, motivações, educação e competências;
  • Adaptar o posto de trabalho de acordo com as condições/necessidade de cada profissional;
  • Implementar a Promoção da Saúde no Local de Trabalho (PSLT), que abrange uma variedade de temas, incluindo alimentação e nutrição, consumo de álcool, tabagismo, exercício físico e tempo de recuperação e de sono suficientes.

Cabe às empresas, considerando essa diversidade da sua força de trabalho, avaliar os possíveis riscos para profissionais desse grupo etário, analisar as aptidões funcionais de cada individuo e promover a saúde no local de trabalho e a capacidade de trabalho, ou seja, o equilíbrio entre a sua função e seus recursos individuais, garantindo a prevenção e a proteção a saúde e integridade física de cada integrante do seu time.

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas