Notícias QSMA

Entrevista

Novas visões da área de SSMA, com Adilson Monteiro

04/04/2024
Foto e depoimento de Adilson Monteiro

A área de segurança e saúde do trabalho tem evoluído consideravelmente ao longo dos anos, buscando constantemente novas abordagens e perspectivas para garantir a proteção e bem-estar dos trabalhadores. Em vez de apenas reagir a acidentes e incidentes, as empresas estão cada vez mais adotando uma abordagem proativa para identificar e mitigar os riscos. Além das preocupações com a segurança física, há uma crescente conscientização sobre a importância da saúde mental no local de trabalho. 

Adilson Moreira é Engenheiro Mecânico e Bacharel em Direito, pós-graduado em Engenharia de Segurança com MBA em Gestão de Negócios e Meio Ambiente. Possui 25 anos de experiência liderando equipes de SSMA em diversos tipos de indústrias, tais como químico-petroquímico, automobilística e alta tecnologia, sendo especialista em Design For Safety (DFS) e filosofia HOP – Desempenho Humano e Organizacional.

O uso de tecnologia, como dispositivos de monitoramento e análise de dados, está se tornando cada vez mais comum na área de SSMA. Isso permite uma melhor identificação de riscos, análise de tendências e prevenção de acidentes.

Com mudanças nas dinâmicas de trabalho, como o aumento do trabalho remoto e o surgimento de novas indústrias e tecnologias, a área de segurança e saúde do trabalho está se adaptando para garantir a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em novos contextos.

O profissional sênior na área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Adilson Monteiro, explica as mudanças pelas quais a área tem passado nos últimos anos e a necessidade de incluir a segurança na nova realidade das organizações.

O motivo desta nova demanda de realidade está baseado na evolução das relações humanas nas organizações, partindo, historicamente, dos anos 30 com uma relação de adaptação do homem a máquina (desumanização), passando pelos anos 2000 com a padronização de sistemas (certificação) e chegando ao momento atual, da valorização humana e de temas como ESG, inclusão e  diversidade, sendo necessário refletir sobre esses aspectos nos sistema de gestão da segurança e sobre uma nova maneira de enxergar a relação deste com os trabalhadores e trabalhadoras.

As empresas estão reconhecendo a importância de uma cultura organizacional com a área de SSMA fortalecida, onde todos os trabalhadores e trabalhadoras, bem como a liderança em geral, se sintam responsáveis pela segurança no local de trabalho. Isso envolve promover a comunicação aberta, o envolvimento de todos, sem distinção, na identificação de riscos, bem como o reconhecimento das boas práticas de segurança.

Adilson conta sobre o Design for Safety, ou Design para a Segurança, que é uma abordagem que se concentra em integrar considerações de segurança desde as fases iniciais do desenvolvimento de produtos, equipamentos, instalações ou sistemas, dentro das restrições da eficácia e adequação operacional, tempo e custo, ao longo de todas as fases do ciclo de vida do sistema.

Esta abordagem vem originalmente de uma norma militar americana (ML-STD- 882), muito usada nas definições dos sistemas de segurança críticos e realidades complexas, como nas organizações da aeronáutica e aeroespacial, além de ter sido adotada como base na construção civil de diversos países como maneira de reduzir os acidentes graves.”

Essa abordagem proativa envolve colaboração entre engenheiros, designers, profissionais de segurança do trabalho e outras partes interessadas para incorporar medidas de segurança de produtos e processos e seu ponto chave está em analisar a segurança em cada etapa do ciclo de vida do projeto ou modificação feita e, assim, capturar os riscos em todas as fases: construção, operação, manutenção, modificação e descomissionamento, possibilitando uma visão holística da segurança, muito além da operacionalidade, pois inclui o fator econômico e contingências do negócio na composição dos meios de prevenção na empresa.

Logo, o Design for Safety é uma filosofia que coloca a segurança como “Business Partner”, o que, para mim, é o futuro da área da SSMA nas organizações, seu reconhecimento como área estratégica no negócio, muito além do que temos hoje, como área puramente operacional e legalista.”

Na visão de Adilson, as mudanças na área de SSMA foram significativas nas últimas décadas: “do nascimento da relação homem – máquina, ou seja, de uma relação de complemento para uma relação de ação, tendo na ergonomia da atividade seu ápice do entendimento, não somente a questão física, mas incluindo questões psicossociais”. 

Monteiro explica que uma das novas visões da segurança envolve a relação humana na operação do negócio, especificamente na linha de frente e o desempenho dos fatores humanos e organizacionais são muito bem explorados pelos 5 princípios do HOP (Human e Organizational Performance):

  1. Erro é humano
  2. Culpar não resolve nada
  3. Aprender é vital
  4. Contexto dirige comportamento
  5. forma como o líder reage ao erro é fundamental

Saiba mais sobre os princípios da filosofia HOP clicando aqui.

Lista com os 5 princípios da filosofia HOP

As redes sociais desempenham um papel importante na área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), oferecendo uma plataforma para compartilhamento de informações, educação, conscientização e engajamento com funcionários, especialistas em SSMA e a comunidade em geral.

As redes sociais são uma fonte inesgotável de informações e oportunidades para os profissionais de SSMA. É possível acompanhar empresas do setor, profissionais influentes, grupos de discussão e organizações relevantes. É um fenômeno global de integração das pessoas em comunidades de interesse e ao mesmo tempo uma fonte para avaliação de perfil, desde que dedicados à vida profissional, com postura e coerência, fundamentais para construir imagem como cartão de visita para o mundo corporativo.”

E quando falamos sobre construção de imagem profissional e trajetória de carreira na área de SSMA, vale destacar que um profissional dedicado pode se tornar head da área, responsável pela condução estratégica e filosófica de toda a organização, diretamente ligado ao CEO da empresa global. 

Entretanto, existe a satisfação profissional fora da organização, ajudando outros a terem um melhor entendimento da área e contribuindo efetivamente como influenciador para aprimorar a segurança como um todo, seja atuando em organismos reguladores, como fonte de informação, seja nas comunidades. E é aqui que me encontrei, depois de vivenciar posições hierárquicas em diversas empresas, sou um influenciador no tema segurança e tenho a satisfação de ser útil a comunidade de profissionais da área.

Mais que títulos, o conhecimento diversificado faz diferença para o profissional no resultado da sua carreira. A realidade sociotécnica complexa em que a Segurança está inserida demanda do seu profissional uma visão holística da organização para encontrar oportunidades nas dificuldades do desenvolvimento do seu trabalho, além do conhecimento das ciências humanas, tais como: filosofia, sociologia, antropologia, psicologia, educação, etc.; regendo assim a base do seu sucesso profissional.”

Para alcançar sucesso na carreira na área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), é necessário possuir uma combinação de conhecimento técnico, habilidades interpessoais e comprometimento com a segurança e a sustentabilidade. Profissionais de SSMA devem buscar constantemente aprimorar seus conhecimentos sobre regulamentações, padrões industriais e melhores práticas em saúde e segurança ocupacional, bem como desenvolver habilidades de comunicação eficazes para engajar e influenciar os colegas e a liderança

Além disso, a capacidade de pensar de forma estratégica e resolver problemas complexos é fundamental, assim como a adaptabilidade para lidar com ambientes de trabalho dinâmicos e desafios emergentes. Investir em educação continuada, certificações relevantes e networking na indústria também pode ajudar a avançar na carreira e alcançar o sucesso na área de SSMA.

As principais posturas dos profissionais de SSMA

Adilson elenca as posturas profissionais que o trabalhador da área deve ter:

  • Coragem: o profissional da Segurança não deve temer o novo, a dificuldade, nem mesmo as restrições na sua vida profissional, pois enfrentar estas, asfaltam o caminho para o sucesso.
  • Servidão: o profissional da Segurança deve ser acima de tudo um servidor, aquele que está sempre disposto a ajudar as pessoas e a organização a chegarem nos seus objetivos e, com isso, integrar a Segurança como parceiro e não como apêndice.
  • Aprendizagem: aprender, aprender e aprender sempre, pois mesmo com toda a técnica que necessitamos desenvolver, temos o aprendizado do ser humano que, infelizmente, não tem a devida importância no ensino dos cursos de formação dos Técnicos e Engenheiros de Segurança, sendo o conhecimento de relações e reações humanas, fundamentais para o seu sucesso profissional.

Conhecimento nunca é demais e não ocupa espaço. Precisamos estar antenados a tudo que acontece ao nosso redor e, no mundo corporativo, a tecnologia e a gestão de dados são fundamentais e em constante desenvolvimento.”

Monteiro conta que, recentemente, mergulhou na tecnologia da Realidade Virtual e Realidade Aumentada, roteirizando e criando experiências em treinamentos virtuais para SSMA, como uma nova fronteira de aprendizado motivador para os profissionais, conseguindo mais efetividade no aprendizado.

“A Inteligência artificial já está presente no nosso cotidiano para administrar milhares de dados que chegam a todo o momento e necessitam de ação por nossa parte, quer seja pontualmente ou na tendência. Máquinas e sistemas mais complexos podem se valer deles para criar o contexto do sistema, protegendo as pessoas e não as pessoas se protegendo do contexto.”

Segundo Adilson, a decisão baseada em dados é um processo que envolve a coleta de informações de SSMA com base em indicadores mensuráveis, analisando padrões e fatos e utilizando-os para desenvolver estratégias e ações operacionais que proporcionam ações efetivas na construção de um ambiente seguro e saudável.

“As organizações que eu conheço e tenho contato compartilham desta visão da integração de SSMA como ‘business partner’ ajudando as empresas a atingirem todos os seus objetivos, como os de um ambiente saudável e seguro e prosperidade do negócio, todos alinhados e ao mesmo tempo.”

Adilson Monteiro é escritor e palestrante, profissional sênior de SSMA e especialista em Design For Safety & HOP, com mais de 25 anos de experiência como head em diversos ramos de negócios. Para acompanhar as informações diariamente compartilhadas por ele, clique aqui.

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas