Notícias QSMA

ISO 14001 e os requisitos para Sistema de Gestão Ambiental Integrado

02/01/2019
ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental Integrado
Foto: Mert Guller / Unsplash

A conscientização de cuidado com o Meio Ambiente e a Sustentabilidade são duas pautas recorrentes e urgentes, principalmente, no âmbito corporativo. As organizações hoje devem se preocupar como suas ações podem influenciar negativamente os recursos naturais do planeta, mas não somente isso. Por definição das leis, elas também precisam estar atentas em todas as fases relacionadas aos seus serviços e produtos oferecidos, incluindo a destinação final destes materiais, de forma a não poluir o ambiente quando forem descartados. Tendo como base esse pensamento ambiental, as empresas e indústrias de alto impacto precisam planejar adequadamente suas ações visando a prevenção e controle de danos ambientais significativos.

Os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental Integrado são muitos e a coordenação eficaz de riscos promove a melhoria do desempenho ambiental e da produtividade. Outro aspecto importante a ser observado neste contexto é a avaliação e monitoramento das conformidades visando o atendimento aos requisitos legais aplicáveis a cada organização. Mais do oferecer um “selo de empresa sustentável”, a Certificação ISO 14001 oferece diversos benefícios comerciais de melhoria para a imagem da sua empresa e mostra para seus clientes, parceiros e possíveis consumidores que você tem credibilidade e preocupação com o futuro.

Certificação ISO 14001: O que é e para que serve?

Criada para auxiliar empresas a identificarem, priorizarem e gerenciarem seus principais riscos ambientais, a certificação ABNT NBR ISO 14001 é aplicável a qualquer tipo de organização ou indústria que tem por objetivo obter um desempenho sustentável e responsável como parte fundamental de suas práticas usuais, bem como buscar seu reconhecimento internacional por uma organização externa competente. Esta norma visa atender e orientar a implementação de Sistemas de Gestão Ambiental e faz com que uma empresa dê uma maior atenção às questões mais relevantes de seu negócio já que exige o comprometimento com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de administração empresarial responsável. A ISO 14001 também tem como objetivo dar as diretrizes para a confirmação de sua conformidade frente a algum requisito pré-estabelecido por algum cliente ou fornecedor.

Curiosidade: ISO é uma sigla em inglês para International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização) e é formada por diversos países que reúnem especialistas para desenvolver padrões feitos de forma voluntária. Eles são baseados em consenso sobre aspectos importantes do mercado, que irão apoiar a inovação e proporcionar soluções para os desafios globais. No Brasil o conceito de ISO se inseriu por meio da ABNT.

Vantagens de um Sistema de Gestão Ambiental

É importante estar por dentro dos impactos que a sua organização ou indústria pode causar ao Meio Ambiente e também formas de eliminá-los sem perder rentabilidade. Cada vez mais os consumidores exigem que as empresas tenham responsabilidade ambiental. Quando uma companhia é certificada pela ISO 14001 com um Sistema de Gestão Ambiental reconhecido internacionalmente ela desfruta de diversas vantagens para seu negócio, por exemplo:

  • Captação de novos consumidores;
  • Crescimento de forma sustentável;
  • Credibilidade e preocupação com o Meio Ambiente;
  • Redução de riscos de acidentes ou de sanções legais;
  • Aumento da qualidade dos produtos, serviços e melhora dos processos;
  • Economia ou redução do consumo de matérias-primas, como água e energia;
  • Se mantem atualizada diante das leis ambientais e evitando possíveis processos;
  • Mantem a imagem da marca em alta com clientes, fornecedores e investidores;
  • Incremento das possibilidades de permanência da empresa no mercado;
  • Aumento das possibilidades de financiamentos, devido ao bom histórico ambiental.

Como implementar a ISO 14001 com ajuda do SICLOPE

Siclope - Planos e Ações
Módulo de Planos e Ações

Para obter certificação ISO 14001, a organização deve aplicar algumas medidas para atender aos requisitos da norma. Conseguir o certificado é um pouco mais complicado do que obter o certificado ISO 9001 (qualidade). A legislação pertinente ao Direito Ambiental no Brasil é bastante complexa e é necessário fazer um levantamento minucioso da situação de cada empresa. Cabe a uma consultoria todo o processo de inspeção, verificação, testes e auditoria interna. Já o processo de certificação externa fica a cargo de organismos de certificação independentes que sejam referências mundiais em qualidade e integridade, como a SGS Brasil e o Bureau Veritas Quality International, por exemplo.

Em média, esse tipo de implementação dura entre 10 e 18 meses, mas em casos mais complexos e menos comuns, esse tempo para realizar todo o procedimento pode ser superior. Tudo depende do tamanho da organização, do grau de envolvimento da direção e, claro, da comunicação e monitoramento dos recursos humanos disponíveis para este processo. O software SICLOPE – Sistema Integrado de Controle de Operações – possui módulos específicos que ajudam a administrar demandas e otimizar esta implementação da ISO 14001 dentro das empresas, assim como o arquivamento digital e painel de gestão. São eles:

“O SICLOPE, caiu como uma luva, pois além de nos auxiliar com as ações ainda recorda os responsáveis de seus devidos prazos por e-mail. Lá você pode ter o histórico de vários projetos em diferentes épocas sem ocupar o espaço no seu computador”, afirma Melissa Makhohl Mamone, colaboradora da Belgo Bekaert Arames. “Como responsável da Qualidade e Meio Ambiente posso dizer que este sistema tem feito a diferença do dia-dia, não só com a gestão de planos mas também nas inspeções, facilitando a execução de auditorias internas”, ela completa sobre os outros benefícios de usar a plataforma da Erplan. O SICLOPE ainda oferece um modelo customizável de Sistema de Gestão Integrada (SGI) baseado no ciclo PDCA, do inglês Plan Do Check Act (Planejar, Fazer, Checar e Agir). Saiba mais sobre todas as funcionalidades desta ferramenta clicando aqui. Leia outros depoimentos clicando aqui.

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas