O Gamefica SST é uma experiência imersiva de um dia, criada para ampliar o olhar sobre as possibilidades de usar a criatividade no desenvolvimento de treinamentos — explorando dinâmicas, ferramentas de aprendizagem, gamificação e jogos como caminhos para tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz.
O Gamefica SST nasceu com o propósito de transformar a forma como se ensina e se aprende sobre segurança do trabalho. A ideia, idealizada por Helena Mazzotti e Sheila Rodrigues, surgiu de uma inquietação compartilhada: como tornar o aprendizado mais leve, engajador e, principalmente, significativo?
“A ideia do Gamefica SST surgiu do desejo de criar um curso com a gente — um espaço para ensinar um pouquinho do que fazemos e, ao mesmo tempo, ser um lugar de troca de experiências. Essa foi a essência do Gamefica SST, e a gente arriscou — e funcionou super bem.”
Graduada em Gestão de Recursos Humanos; pós graduanda em Docência de ensino superior, andragogia e educação profissional; técnica de Segurança do Trabalho, onde atua desde de 2000, acumulando vasta experiência em diversos segmentos industriais. Em 2011 fundou a ASST – Assessoria e Treinamentos.
Hoje se fortalece atuando como consultora, palestrante, facilitadora de aprendizagem, com foco em gamificação e co-autora publicando artigos técnicos.
Entusiasta do desenvolvimento contínuo, com formação em Tecnologia em Gestão e Engenharia Ambiental, Segurança do Trabalho e Proteção Contra Incêndio.
Com 20 anos de experiência em QSMS — sendo 10 deles em posições estratégicas corporativas em grandes multinacionais —, atua como docente na pós-graduação da Universidade Mackenzie e é fundadora da MéthIS – Desenvolvimento em EHS, com foco em treinamentos gamificados, cultura e estratégia em SSMA.
Helena e Sheila não estavam sozinhas nessa jornada. Desde o início, contaram com o apoio de duas profissionais inspiradoras: Ana Vitória Briceño Graterol, especialista em neurociência, e Anna Cristina Baptista Pereira, professora e executiva reconhecida por formar milhares de alunos.
“Chamamos as duas para serem madrinhas porque sabíamos que ambas buscam fazer a diferença nas áreas em que atuam. A Ana Vitória trouxe a validação científica da gamificação, e a Ana Cristina reforçou o olhar andragógico e inspirador, como professora e líder transformadora.”
O projeto não surgiu de um estalo repentino, mas de muitas conversas e trocas entre Helena e Sheila sobre os desafios dos treinamentos tradicionais.
“Na verdade, eu e a Sheila tivemos várias conversas e alinhamentos — não com o objetivo inicial de criar o Gamefica SST, mas para trocar figurinhas sobre como a gente gamificava nossos treinamentos, os livros que estávamos lendo, os cursos que fazíamos.”
Dessas trocas nasceu o insight: se a gamificação já fazia diferença na rotina delas, por que não compartilhar essa experiência com mais pessoas?
“Percebemos que outras pessoas também poderiam gostar e querer fazer isso de uma forma que fizesse diferença para elas. E entendemos que poderíamos fazer diferente — e que as pessoas poderiam participar do Gamefica SST.”
O Gamefica SST é mais do que um curso — é uma metodologia viva, que transforma treinamentos em experiências práticas e divertidas.
“É o nosso jeito de compartilhar um modo diferente de fazer treinamentos. De criar experiências mais engajadoras, tornando a segurança algo divertido também. O tema ‘segurança’ pode não ser divertido por si só, mas o aprendizado se torna muito mais envolvente quando usamos jogos e elementos lúdicos.”
A missão é clara: tornar os treinamentos de saúde e segurança do trabalho mais engajadores, participativos e eficazes.
Imersão Gamefica SST
O projeto baseia-se em metodologias ativas e na vivência prática dos participantes.
“Usamos jogos e elementos de jogos com o intuito da aprendizagem. Buscamos dinâmicas, aplicamos o ciclo de vivência da aprendizagem e utilizamos o jogo com propósito educativo.”
O público do Gamefica SST é formado principalmente por engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, profissionais que desejam inovar em suas práticas de ensino.
Na prática, o Gamefica SST é um dia completo de imersão — repleto de experiências e aprendizado ativo.
Durante o treinamento, os participantes:
“O momento mais esperado é quando os próprios participantes desenvolvem um treinamento rápido, gamificado, usando as técnicas que aprenderam. É um treinamento dinâmico, e nós medimos o impacto do projeto através dos feedbacks que recebemos.”
Um dos principais objetivos do Gamefica SST é mudar a percepção sobre o treinamento em segurança. Helena reforça que o propósito é fazer com que a segurança seja encarada de maneira integrada, humana e inspiradora — tanto pelos profissionais da área quanto pelos colaboradores.
“Queremos que as pessoas queiram participar de um treinamento de segurança, e não o vejam como um martírio, um castigo ou uma obrigação. Nosso objetivo é tirar o peso do treinamento e transformá-lo em algo prazeroso e participativo. Queremos que as pessoas façam intervenções de segurança de forma integrada, que mude o olhar para a segurança do trabalho — tanto do público quanto da área de segurança.”
As edições do Gamefica SST são gravadas pelo Podcast MASSQTV, que acompanha o projeto desde o início e registra os momentos de aprendizado e os depoimentos dos participantes.
“Temos também um grupo no WhatsApp exclusivo para quem já participou, onde as pessoas trocam experiências, compartilham ideias, pedem e dão dicas — e se ajudam a criar treinamentos diferentes com base nos conceitos do Gamefica SST.”
O impacto do projeto pode ser medido pelos resultados concretos e pelos relatos dos participantes, como de uma treinadora de saúde e segurança que conta a mudança na forma dela, e do time dela, de realizar treinamentos depois da imersão, comprovando que o impacto vai além de uma única pessoa: o Gamefica SST está impactando times inteiros e multiplicando conhecimento.
Recebemos também reconhecimento de uma das maiores referências da área: Ivan Rigoletto, com muitos anos de experiência em segurança, destacou que o treinamento vai muito além dos jogos, ele tem teoria, estrutura e profundidade, concluindo que é um treinamento completo.
Outro depoimento muito especial veio da Janaina Vale, que elogia o curso, destacando sua combinação equilibrada entre teoria e prática. Ela ressalta que o aprendizado prático foi essencial para compreender o que realmente funciona e para adaptar as atividades conforme o perfil dos grupos. Conta que o ambiente de equipe e as dinâmicas competitivas foram motivadoras e cheias de descobertas. Segundo ela, a aplicação do que aprendeu vem gerando excelentes resultados e feedbacks positivos dos trabalhadores. Animada, ela já pede pelo curso “Master” para expandir seus conhecimentos e aplicar com outros profissionais.
A primeira edição foi intensa e marcou o início de uma nova fase para as idealizadoras.
“Conseguimos completar tudo em oito horas. Queríamos entregar muita coisa — tudo e mais um pouco — para quem estivesse ali. Mas aprendemos que é essencial priorizar: trazer a teoria, sim, mas sem deixar de lado a prática. Esse foi o nosso maior aprendizado: equilibrar teoria e prática para que a experiência seja completa e transformadora.”
Helena e Sheila sonham grande. O Gamefica SST não é apenas um curso, mas um movimento de transformação na forma de pensar e ensinar segurança do trabalho.
“Queremos ser uma referência em troca e compartilhamento de treinamentos de saúde e segurança do trabalho. Queremos mudar a forma como as pessoas desenvolvem e conduzem treinamentos — para que sejam mais ativos, engajadores e significativos. Buscamos dialogar com outras referências da área, para juntos mudarmos a perspectiva sobre o que é segurança do trabalho.”
E o propósito é ambicioso — e necessário:
“Enxergamos o Gamefica SST como uma passagem obrigatória para quem atua com integração, treinamentos e desenvolvimento em segurança — tanto em empresas quanto em consultorias. Nosso objetivo é que o Gamefica SST se torne um banco vivo de treinamentos inovadores, um espaço onde a segurança do trabalho é reinventada com propósito, criatividade e engajamento.”
✅ O Gamefica SST representa uma nova era para a segurança do trabalho — onde aprender é jogar, compartilhar é crescer e ensinar é transformar.
Quer conhecer o SICLOPE ou sugerir um conteúdo interessante para as áreas de QSMA,
entre em contato conosco pelas nossas redes sociais.
Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.
Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.