Notícias QSMA

VOZES DA SEGURANÇA - PROFISSIONAIS

“Falar de Segurança do Trabalho é algo que sai da minha alma”

05/03/2024

Eu sou a Engenheira Iva Barbosa, a idealizadora do programa Café Com Segurança. Nasci em Bom Jesus da Lapa, no interior da Bahia, criada em uma fazenda entre Riacho de Santana e Bom Jesus, fazenda esta onde meus pais vivem até hoje. Venho de uma família tradicional brasileira, e este é um pilar que muito valorizo, pois os princípios e valores que aprendi com minha família carrego dentro de mim contribuem muito no exercício da minha profissão, enquanto Engenheira de Segurança do Trabalho.

Minha vida acadêmica começou com Engenharia Mecatrônica. Construí robôs, participei de vários campeonatos, me dediquei totalmente ao curso até o oitavo semestre, quando tive a “crise existencial da engenharia”. Me perguntei: como poderia conciliar a Mecatrônica com minha paixão por empreendedorismo, beleza e cuidado? E por entender que essas áreas não se conciliariam, decidi trancar meu curso. Para finalizar a graduação e ter meu diploma, meu coordenador da faculdade me aconselhou mudar para Engenharia de Produção, e pelo grande respeito que tinha por ele, fiz a troca, mesmo acreditando que a engenharia não poderia mais me oferecer o que eu gostaria para ser uma profissional de sucesso. Durante meus estudos, eu atuava no mercado da beleza. Segui com o curso de Engenharia de Produção e, durante minha formação, um dos meus colegas era Técnico de Segurança do Trabalho. Fazíamos os trabalhos juntos, enquanto ele me contava um pouco sobre sua atuação na área de SST. Foi então que eu tive um insight e percebi que havia diante de mim uma oportunidade única para chegar aonde almejaria.

Me formei em Engenharia de Produção e imediatamente iniciei uma pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Quando terminei a especialização, trabalhava ainda na distribuição de produtos de beleza no extremo norte, mais precisamente em Roraima e Manaus. Minha primeira atribuição como Engenheira de SST foi em uma clínica, como responsável pela gestão de segurança do trabalho. Tive a oportunidade de vivenciar de perto os desafios do trabalhador, de entender na prática como funcionam diferentes áreas de atuação, como construção civil, agronegócio, padaria, supermercado, limpeza urbana, fábricas, fazendo a gestão da segurança, juntamente com técnicos, colegas da engenharia e profissionais da medicina do trabalho. Eu viajava o estado de Roraima inteiro fazendo visitas técnicas, geralmente na companhia de uma médica. Retornei para Bahia e, a partir de então, comecei a me envolver cada vez mais com a Engenharia de Segurança do Trabalho.

Quando participei de um Congresso em Cuiabá, conheci a Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho – ANEST e muitas pessoais especiais (inclusive que ministraram cursos dos quais já havia participado), lideranças e profissionais que são referências na área de SST.  A minha decisão de participar desse evento me levou para um novo mundo.

III Encontro Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho – eSocial: desafios e oportunidades. Vila Velha – ES

A partir de então, com minhas habilidades como comunicadora e meus princípios e valores herdados da família, comecei a contribuir na ANEST, um marco na minha história profissional. A associação foi um espaço em que pude evidenciar o meu potencial e me despertou para novas possibilidades de empreender como Engenheira de Segurança do Trabalho.

Pensando na maior dor dentro da área de SST, desenvolvi um software que pudesse ajudar a lidar com os desafios da área. Assim, nasceu o King SG SST, uma ferramenta voltada somente para profissionais da segurança do trabalho, elaborando laudos e fazendo a gestão de segurança. O uso da tecnologia na área de SST tem revolucionado a gestão de riscos, melhorando a segurança dos trabalhadores e permitindo uma abordagem mais proativa na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. 

SST e tecnologia é uma aliança sem volta.”

Iva Barbosa

Hoje sou Engenheira de Produção e Engenharia de Segurança do Trabalho; Presidente do FANEST – (Fórum Feminino da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho); vice Presidente da ANEST- (Associação Nacional da Engenharia de Segurança do Trabalhado); Secretária de Assembleia Magna do FoLESST – Fórum Lusófono de Engenharia, Segurança e Saúde no Trabalho; Membro da  ABESE – Associação Baiana de Engenharia de Segurança; Palestrante; Idealizadora do programa Café Com Segurança; Digital Influencer na Engenharia; Coordenadora de projetos de Segurança do Trabalho no Brasil e em Portugal e Empresária.

Essa rede construída permite o relacionamento com engenheiros do Brasil e de outros países lusófonos, que trás soluções e com isso sanar dores de mulheres na área, contribuindo para nossa evolução como um todo.

Através das minhas palestras e do programa Café com Segurança, uma live que acontece no Instagram toda sexta-feira às 7h15 e que será, em breve, também na modalidade presencial, rodando o Brasil para levar capacitação, conhecimento e um meio para que os profissionais da segurança do trabalho possam ampliar sua rede de relacionamentos. Também estou envolvido em projetos em Portugal, levando conhecimento e nossa cultura de segurança para além das fronteiras, como referência do que já funciona aqui no Brasil.


Falar da Segurança do Trabalho é muito fácil, porque é algo que sai da minha alma. Consegui unir SST com empreendedorismo para promover um ambiente laboral adequado. Segurança do Trabalho é justamente o cuidado com o bem mais precioso que nós temos, a VIDA. 


Sou apaixonada por engenharia e empreendedorismo e trabalho com muito amor e carinho, exerço com muita satisfação minha missão, inclusive, toda sexta-feira, tomando um café ao vivo com profissionais da engenharia da segurança do trabalho.

Minha paixão por essa profissão só cresce a cada dia, e estou comprometida em continuar nesse caminho para a melhoria das condições de trabalho, a qualidade de vida das pessoas e colaborar para que tenhamos cada vez mais empresas/organizações saudáveis. Não é apenas um trabalho, é uma vocação. É um chamado para proteger vidas e promover empresas/organizações. E, para mim, não há nada mais grandioso e significativo do que isso.

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas