Notícias QSMA

Conheça 21 cursos online e gratuitos que agregam valor ao profissional de Saúde e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade

25/05/2020
Estudando no Computador
Photo by Scott Graham on Unsplash

Durante a pandemia global e ao período de isolamento social, surgiram algumas oportunidades de qualificação por meio de cursos à distância. Diversas universidades e outras instituições de ensino criaram ou liberaram vários dos seus conteúdos, de forma gratuita, a quem estiver interessado. Valorizamos a educação e o aprendizado e, nesse contexto, listamos algumas das oportunidades que acreditamos agregar valor ao profissional de Saúde e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade. 

As descrições de cada curso mostradas abaixo são as mesmas contidas em suas respectivas páginas oficiais. Escolha o seu e bons estudos!


[ABs_spacer pixels=”20″]

Universidade Anhembi Morumbi

Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável – Como as organizações privadas podem aliar seu tão almejado crescimento econômico com o desenvolvimento sustentável da Terra? Neste curso, discutiremos sobre o primeiro passo para a implementação da Gestão da Responsabilidade Socioambiental em uma organização: a busca por informações. Atualmente, muitas são as fontes de materiais que podem auxiliar na determinação da estratégia de cada empresa. Entretanto, os resultados levarão ao mesmo horizonte possível: um mundo onde as pessoas e organizações encontrem o desenvolvimento sem comprometer a perpetuação de todas as espécies e ecossistemas, no planeta em que habitamos.

Gestão de Projetos – O curso aborda o estudo dos modelos de gestão de projetos e a análise das questões de maturidade e fatores críticos de gestão. Além disso, especifica os quesitos de estratégia, criatividade, integração, escopo, tempo, comunicação, custo, qualidade, risco e equipe para melhoria da competitividade. Desta forma, serão tratados aspectos relevantes da gestão de projetos, as aplicações e as ferramentas que auxiliam o gerente de projeto a atingir os objetivos traçados, assim como a importância de elaborar um planejamento condizente com a realidade, que possa ser executado de acordo com o planejado.

Análise Quantitativa de Dados – O curso se propõe a discutir e analisar de dados estatísticos univariados e multivariados, sua validade e confiabilidade. Apresenta formatos de estudos experimentais para os dados quantitativos coletados, bem como teste de hipóteses e tipos de variáveis. Utiliza estatística descritiva e inferencial e apresenta softwares de análise quantitativa de dados e a utilização de gráficos para apresentação dos dados.

Gestão da Qualidade e de Processos – O curso aborda a compreensão da Gestão por Processos e sua importância para as organizações contemporâneas. Trata dos conceitos básicos, etapas, instrumentos e tecnologia de gestão orientada para a gestão por processos. Versa sobre os fundamentos e os processos de gestão da qualidade, bem como as certificações e sua evolução em âmbito internacional.


[ABs_spacer pixels=”20″]

Fundação Bradesco

Responsabilidade Social e Sustentabilidade – Quem vive no século XXI, certamente, já ouviu termos como “sustentabilidade”, “desenvolvimento sustentável” e “responsabilidade social”. Mas será que sempre foi assim? Será que os grupos humanos sempre se preocuparam com o uso racional dos recursos naturais? O que chamamos genericamente de “consciência ambiental” é um conceito que surgiu e ficou popular no decorrer do século XX. Neste curso, o surgimento e a conceituação desse fenômeno são apresentados em detalhes, com o objetivo de tornar claro o compromisso que, atualmente, pessoas e empresas precisam ter em relação ao meio ambiente.


[ABs_spacer pixels=”20″]

UNA-SUS

Homens e a Saúde no Trabalho – O objetivo deste curso é oferecer aspectos teóricos e históricos da saúde do homem trabalhador, relacionando-os com a legislação brasileira em saúde, com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e discutir os aspectos mais relevantes relacionados à saúde do homem no trabalho. O curso visa ampliar o olhar sobre o tema, avançando-o para além das tradicionais teorias da segurança e higiene ocupacional, compreendendo a centralidade do trabalho na vida das pessoas e no desenvolvimento de suas potencialidades.


[ABs_spacer pixels=”20″]

Governo Federal

Gestão da Informação e Documentação – Esse curso é uma ótima oportunidade para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o universo da Gestão da Informação e Documentação. O objetivo do curso é disseminar conhecimentos relacionados à gestão da documentação, tendo como foco o conceito de gestão documental.

Gestão de Riscos em Processos de Trabalho (segundo o Coso) – No contexto governamental, os riscos podem ter impactos de grande escala. A capacidade de antevê-los, de identificá-los, de analisá-los e de elaborar um planejamento de respostas contundente, depende significativamente da percepção das pessoas, que precisam desenvolver um olhar aguçado sobre o contexto ou realidade em que se inserem. Pensando nisso, o curso tem como objetivo capacitar pessoas para aplicar as noções de gestão de riscos no contexto do setor público. Atenção, este curso é o novo nome do antigo “Gestão de Riscos no Setor Público”.

Gestão Pessoal – Base da Liderança – A base da gestão pessoal é o autoconhecimento. O curso, nessa concepção, permite aos estudantes refletir sobre suas virtudes, forças de caráter, valores pessoais, motivadores intrínsecos de trabalho e perfil comportamental. A reflexão possibilita aos estudantes organizar estratégias de melhoria em sua vida laboral e em sua vida pessoal, por meio de instrumentos que serão disponibilizados ao longo do curso. Nesse sentido, o curso será de extrema importância para os profissionais que desejam obter um estado consciente em relação aos meios viáveis de se conseguir alcançar um determinado objetivo.

Introdução à Gestão de Projetos – A capacitação tem como referência o Guia PMBOK 5° Edição, publicado pelo instituto PMI – Project Management Institute (2013), que reúne as melhores práticas na área de gerenciamento de projetos, com base em experiências de empresas de diferentes segmentos, públicas ou privadas, bem como apresentar outros métodos elaborados pela Administração Pública.

Introdução à Gestão de Processos – A busca constante das organizações por melhores resultados tem motivado a criação e a evolução de diversas ferramentas de administração. Nesse contexto, o curso apresenta noções básicas sobre gestão de processos, prática que permite alinhar os processos aos objetivos estratégicos da organização, eliminando falhas, extinguindo atividades que não agregam valor e mantendo o foco em seus clientes.

Gestão da Estratégia com BSC – Fundamentos – Esse curso é uma boa oportunidade para conhecer alguns elementos teórico-conceituais e instrumentais de planejamento estratégico e de gestão. A compreensão e a utilização de conhecimentos relacionados ao planejamento estratégico e ao método Balanced Scorecard (BSC) possibilitam a atuação em ambientes dinâmicos que exigem percepção de contexto e proatividade.


[ABs_spacer pixels=”20″]

Prime Cursos

Segurança do Trabalho – Curso livre para Qualificação Profissional, onde o aluno aprenderá os fundamentos da Segurança do Trabalho, os principais tipos de acidentes e doenças relacionados ao ambiente/condições de trabalho, os tipos de riscos, como adequar o trabalho ao homem, conceitos fundamentais, aspectos legais.

Introdução à Norma ISO 9001:2015 (Gestão de Riscos) – Curso livre para Qualificação Profissional, onde o aluno aprenderá os fundamentos da Norma ISO 9001:2015; mudanças básicas ocorridas na revisão 2015; como distinguir o que é risco; relacionando as cláusulas da ISO 9001:2015; abordagem baseada no risco – na visão de uma auditor; propósito e orientação estratégica da organização; resultados pretendidos para o SGQ; fatores externos; uso da ferramenta PESTEL; fatores internos; partes interessadas relevantes do SGQ; riscos e oportunidades que precisam de uma ação; planejando ações em função do impacto potencial dos riscos e oportunidades; integrando ações no SGQ; avaliação da eficiência das ações implantadas.

eSocial para Empresas – Curso livre para Qualificação Profissional, onde o aluno aprenderá o que é o eSocial; seus princípios; funcionamento; cronograma e faseamento; o que é TSVE e EFD-REINF; folha, recebimentos e pagamentos; consulta de qualificação cadastral; eSocial para Órgãos Públicos; informações gerais.

Sistema Kanban – Curso livre para Qualificação Profissional, onde o aluno aprenderá os conceitos básicos do sistema Kanban; entendendo o conceito indústria; surgimento do Kanban e sua primeira utilização; características e seu funcionamento; o JIT; como funciona o Kanban; Kanban controlado por cartão e contentor; recomendações importantes; resumo geral do sistema; regras de funcionamento e as faixas de cores; exemplo prático no uso dos cartões junto com o painel Kanban.

Programa 5S – Curso livre para Qualificação Profissional, onde o aluno aprenderá os conceitos fundamentais do programa 5S; a origem e objetivos do programa; benefícios do 5S para empresa; significado dos 5S; mudança comportamental; senso 1S, 2S, 3S, 4S, 5S; os passos para implantação; ferramentas para implantação (brainstorming, plano de ação, ciclo PDCA, diagrama de Ishikawa); planejando e executando as auditorias do 5S; como auditar o 1S, 2S, 3S, 4S, 5S; fechamento de uma auditoria; análise dos resultados pós-auditoria; benefícios pós-auditoria; dia a dia pós-auditoria.

Gestão da Qualidade – Curso livre para Qualificação Profissional, onde o aluno aprenderá os conceitos básicos da Gestão de Qualidade; histórico, conceitos e implementação de gestão da qualidade, sistemas, responsabilidade da direção, gestão de recursos, realização do produto, medição, análise e melhoria; certificação do sistema de g.q.

Impactos Ambientais – Curso livre para Qualificação Profissional, onde o aluno aprenderá os conceitos básicos de impactos ambientais; definição e estudo de impacto ambiental; atividades do estudo de impacto ambiental. poluição e agentes poluidores; legislação ambiental; caracterização os meios físico, biótico e antrópico; indicadores de impacto ambiental. diagnóstico e prognóstico ambiental, métodos de avaliação; qualidade ambiental, medidas para atenuação de impactos, glossário.

Gestão Ambiental – Curso livre para Qualificação Profissional, onde o aluno aprenderá os conceitos fundamentais de gestão ambiental, os objetivos da área, a política agrícola, avaliação de impactos ambientais, desenvolvimento sustentável, recuperação ambiental, estudos de casos, política ambiental, importância da gestão ambiental.

Desenvolvimento Sustentável – Curso livre para Qualificação Profissional, onde o aluno aprenderá os principais conceitos de meio ambiente, educação ambiental, o ambiente no Brasil, principais problemas ambientais, o trabalho das ONGs, as conferências e convênios ambientais, mudanças climáticas, aquecimento global, os fundamentos básicos do desenvolvimento sustentável.

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas