Notícias QSMA

VOZES DA SEGURANÇA - PROFISSIONAIS

“A área de SST sempre foi meu foco. Meu começo serviu de base para que eu chegasse onde estou”

24/05/2023
Vozes da Segurança: História do MSC Álvaro Domingues

Foi meu pai quem me despertou o interesse pela área de Saúde e Segurança do Trabalho. Ele trabalhava em atividades marítimas e, enquanto embarcado, tinha contato com técnicos de SST. Muito inspirado no que via no dia a dia, me apresentou possibilidades que determinaram meu futuro profissional. 

Meu nome é Álvaro Domingues. Eu ainda estava no Ensino Médio quando ele me sugeriu escolher entre a faculdade ou um curso técnico em SST para entender se poderia ser de fato uma área da qual eu teria aptidão para seguir. Meu pai foi meu primeiro mentor e, por influência dele, comecei o curso técnico do SENAC, concomitantemente com a escola, na companhia de um amigo. Éramos os mais jovens da sala, o que talvez justificasse nossa equivocada percepção sobre o que seria segurança do trabalho, algo como homens fortes promovendo segurança patrimonial, segurança armada, etc. Naturalmente percebi rápido que é algo muito diferente disso.

Álvaro em seu primeiro curso técnico de SST em 2006. (Fonte: Arquivo Pessoal)

Em 2008 eu me formei em Técnico de Segurança do Trabalho, época em que talvez ainda fossem 28 normas regulamentadoras. Foi então que me apaixonei pela área que se tornou o meu grande foco profissional. Entretanto, muito jovem e recém-formado, eu tinha ainda pouca credibilidade para exercer uma função de tanta responsabilidade, que é resguardar vidas e cuidar de pessoas. Inicialmente não consegui emprego na área de formação e comecei trabalhando em um cargo administrativo até que, 3 anos depois, uma oportunidade surgiu.

Para mim, sorte é o encontro do preparo com a oportunidade. É dessa forma que sigo minha história, sempre atento, atualizado e preparado para fazer o meu melhor. Uma vaga de técnico em SST foi aberta no aeroporto onde eu trabalhava. Me recomendaram participar do processo seletivo com outros concorrentes externos e foi a partir de então que tive minha primeira oportunidade de viver uma experiência real na área que tanto interesse me despertou.

Meu primeiro dia de trabalho não foi nada do que se espera para um primeiro contato, com processo de integração e ambientação. Muito pelo contrário, comecei em uma atividade que pode ser um tanto desconfortável: acompanhar um auditor do então Ministério do Trabalho em sua inspeção pela empresa. Mergulhado em minhas emoções, desde a felicidade por ter conquistado o emprego que tanto queria em contraponto ao medo e a insegurança por ser minha primeira vivência na área, acompanhava o fiscal, enquanto puxava na memória toda minha bagagem teórica aprendida no curso, deparando-me com um grande branco.

No tempo em que estava conhecendo a empresa junto com o auditor, decidi trocar o medo pela diligência. Fiquei atento a cada observação trazida por ele, desde sua postura, suas indicações de não-conformidades, que ele sabiamente as apontava, incluindo a justificativa e a referência legal, tudo de forma muito eficiente e profissional. Esse auditor se transformou de uma figura assustadora para uma pessoa inspiradora. Ao final da auditoria, compartilhei de forma sincera minha inexperiência e situação.

Com todas aquelas não-conformidades apontadas, a correção era necessária antes que uma multa fosse aplicada e regularizar a situação dependia de mim. Recebi isso como mais uma chance de construir meu caminho, pois uma autoridade fez um diagnóstico que precisava ser tratado. Sem muita técnica, mas com vontade de fazer dar certo, preparei um plano de ação e o levei para a alta direção. Recebi carta branca para pôr em prática as mudanças propostas e tive essa experiência como a grande lição da minha carreira, moldando quem sou hoje. 

Para ir longe, carreguei comigo a ideia de prometer menos e entregar mais, então me formei em Engenharia de Saúde e Segurança do Trabalho, juntamente com Engenharia Ambiental, escolha essa para além da minha função. Com o passar do tempo, eu ia cumprindo as missões dadas a mim, agregando novas, me desenvolvendo em segurança da aviação, lidando com órgãos ambientais, Polícia Federal, ANAC, órgãos estaduais, quesitos legais e uma diversidade de incitações que me trouxeram grandes aprendizados na área de SSMAQ. 

A área de SSMAQ tem a necessidade de constante atualização. Para mim, a busca pelo conhecimento é parte do meu trabalho e de quem eu sou. Quando algo se tornava pequeno para mim, eu dava mais um passo adiante. Sendo assim, agreguei outras formações ao meu currículo: Engenharia de Qualidade, Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Mestrado em Engenharia Ambiental e, inclusive, uma segunda rodada de curso técnico em SST, agora pelo Instituto Federal Fluminense, 8 anos depois de ter me formado pelo SENAC.

Formatura do Álvaro no seu segundo curso técnico de SST em 2016. (Fonte: Arquivo Pessoal)

Foi meu conhecimento aprofundado que me permitiu trabalhar no Instituto Estadual do Ambiente – INEA, órgão do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, como auditor, fiscalizando empresas, realocando espécies da fauna e da flora, lidando com licenças ambientais. Foi uma experiência muito agregadora, mas meu foco sempre foi a área de Saúde e Segurança do Trabalho, então, após 7 meses no INEA, eu fui selecionado para uma vaga de Engenheiro de SST em Macaé. Fazendo meus cursos, agora me aprofundando em sistemas de gestão, com foco nos ISSO 9001 (qualidade), 14001 (meio ambiente) e 45001 (SST), fui convidado para atuar em outra empresa como auditor de sistema de gestão, fiscalizando empresas que prestam serviço para uma grande exploradora de petróleo. Atualmente sou especialista em Sistemas de Gestão Integrado e atuante na área de ESG (environmental, social and governance).

Fonte: Arquivo Pessoal

O que digo quando me perguntam o que fazer ao começar: faça um diagnóstico da situação para entender por onde atacar primeiro e o que é prioridade. Ressalte o que há de positivo e corrija o que for oportunidade. Meu começo serviu de base para que eu chegasse onde estou e ainda me vale como norte para me direcionar para onde vou. Quero ajudar o próximo! Acredito que quanto mais compartilhamos, mais espaço em nós há para absorvermos e sermos pessoas melhores.  

Álvaro foi professor homenageado na turma do curso de SST em 2019. (Fonte: Arquivo Pessoal)

E aí, curtiu? Você já tinha conhecido alguém que fez duas vezes o curso de TST? Essa foi a inspiradora história do Álvaro Domingues com a Segurança do Trabalho. Se você também tem uma história na área de SSMAQ para contar, ou conhece alguém que poderia compartilhar sua experiência, mande um email para: [email protected]. Adoramos conhecer e compartilhar novas histórias, além de aprender com todas elas.

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas