Siclope

SICLOPE (Sistema Integrado de Controle de Operações) foi desenvolvido de forma modular, a fim de atender as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução foi criada para garantir informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, nas áreas trabalhista e ambiental, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é a redução do tempo QUANTITATIVO e, consequentemente, aumento do tempo QUALITATIVO.

“O SICLOPE não nasce pronto, ele vai se fazendo a cada dia junto aos nossos clientes”. Edmar Rezende

Características

Gestão & Tecnologia com foco em SSMAQ

O SICLOPE une todas as informações quantitativas e transforma em qualitativas a fim de promover envolvimento e análise da gestão de SSMAQ em toda a empresa, transformando o conhecimento técnico em uma linguagem de gestão simplificada e disponível a todos.

Escalabilidade e segurança da informação

A ERPLAN é uma empresa de vanguarda que se utiliza dos mais modernos recursos tecnológicos para garantir a seus clientes especialmente a segurança dos seus dados. Clique aqui e conheça toda a nossa estratégia para a escabilidade e segurança da informação.

Conheça os módulos

Planos e Ações

GRAFICOS

Com a pluralização da tecnologia, o desenvolvimento de múltiplas ações simultâneas dentro das empresas é praticamente um pré-requisito. Mas como fazer uma gestão efetiva de tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo?

Nosso módulo de Planos e Ações foi pensado cuidadosamente para gerir ações e demandas com sua usabilidade desenhada para tornar tarefas simplificadas e com um alto índice de eficácia e eficiência, alinhada à uma performance e inteligência capaz de disponibilizar, em tempo real, análises estatísticas e informações de qualidade que garantem uma base sólida para a tomada de decisões.

Este módulo trabalha de forma online, garantindo que a informação esteja preparada para ser visualizada em formato operacional e gerencial, proporcionando através de um BI (business intelligence) três visões distintas: local, regional e corporativa. Permite interação direta entre empregados, clientes e fornecedores, proporcionando uma visão em tempo real dentro de cada perfil selecionado.

Ocorrências em SSMA

UntitledUntitled2Este módulo permitirá gerir todos as ocorrências (acidentes/incidentes/etc) e seus respectivos planos, ações, relatórios e indicadores, proporcionando na entrada da informação o filtro para que cada usuário possa visualizar somente o que lhe é devido e necessário, de acordo com seu perfil.

Gestão de ocorrências já trabalha de forma online, garantindo que a informação esteja preparada para ser visualizada em formato operacional e gerencial, proporcionando através de um BI (business intelligence) três visões distintas: local, regional e corporativa. Permite interação direta entre empregados, clientes e fornecedores, proporcionando uma visão em tempo real dentro de cada perfil selecionado.

Ao ser cadastrada uma ocorrência é possível visualizar os indicadores filtrados por tipo, função, parte do corpo, tempo na função e outros, além da gestão de todas as ações e evidências necessárias para o atendimento legal e a disseminação entre as equipes de informações preparadas para o controle do RISCO.

Principais Ganhos:

  • Rastreabilidade da informação;
  • Indicadores em tempo real;
  • Envolvimento das pessoas e conhecimento dos problemas para ampliação da ações e controle de novas ocorrências;
  • Gestão do plano de ação das ocorrências de forma gráfica e operacional;
  • Gráficos dinâmicos;
  • Geração de relatórios fotográficos;
  • Alertas customizáveis enviados automaticamente pelo SICLOPE;
  • Aumento do tempo qualitativo e redução do tempo quantitativo.

Perigos e Riscos

O módulo de Perigos e Riscos é destinado àqueles que querem tirar e/ou manter a certificação de ISO 18001, que são requisitos mínimos para a construção de um sistema de gestão da SSO (Segurança e Saúde Ocupacionais).

O módulo controla as ações necessárias para a manutenção da certificação e gera um documento final em PDF, versionado e auditável, disponível de maneira simples à todos os usuários do sistema.

Características:

  • Facilidade em cadastrar e atualizar as ações, com controles de privilégios e rastreio das alterações;
  • Praticidade em auditorias e acesso das áreas;
  • Armazenamento de evidências;
  • Status de normas e procedimento internos por requisito;
  • Análise por gerências;
  • Alertas por e-mail quando ocorrerem atualizações nos dados.

Aspectos e Impactos Ambientais

O módulo de Aspectos e Impactos Ambientais é destinado àqueles que querem tirar e/ou manter a certificação de ISO 14001, que são uma série de normas desenvolvidas e estabelecem diretrizes sobre área de gestão ambiental.

O módulo controla as ações necessárias para a manutenção da certificação e gera um documento final em PDF, versionado e auditável, disponível de maneira simples à todos os usuários do sistema.

Características:

  • Facilidade em cadastrar e atualizar as ações, com controles de privilégios e rastreio das alterações;
  • Praticidade em auditorias e acesso das áreas;
  • Armazenamento de evidências;
  • Status de normas e procedimento internos por requisito;
  • Análise por gerências;
  • Alertas por e-mail quando ocorrerem atualizações nos dados.

Licenças e Condicionantes

Ao módulo de Licenças e Condicionantes compete o controle e gestão de licenças, processos de licenciamento, documentação legal, autorizações e todas suas condicionantes, assim como o arquivamento digital e BI (Business Intelligence) de gestão com visões local, regional e corporativo.

Este módulo proporciona aos gestores e técnicos maior assertividade e velocidade não apenas na localização de evidências e atendimento aos prazos legais mas também gestão no que se refere a manutenção e renovação das licenças atuais, com alertas inteligentes quanto aos prazos e processos envolvidos.

Desta forma, haverá maior integração com os seus fornecedores, garantindo entre as partes interessadas uma gestão eficaz e sempre disponível, com análises críticas em tempo real, além de acompanhar de forma minuciosa seus processos de licenciamento ambiental.

Monitoramento Ambiental

O módulo de monitoramento ambiental promove uma análise constante das condicionantes ligadas às licenças ambientais em todas as suas fases, desde a sua requisição até sua implementação e acompanhamento.

A gestão das licenças e condicionantes, assim como suas parametrizações, pode ser realizada por equipe interna ou externa. No caso de empresas que terceirizam este serviço de monitoramento, estas passariam a fazer uso do sistema através de versão desenvolvida exclusivamente para este tipo de operação.

O módulo também disponibiliza um BI (Business Intelligence) de acompanhamento em tempo real do andamento das condicionantes, assim como suas ações/medições, gerando alertas de riscos quanto às não conformidades, descumprimento de prazos, etc.

Comportamentos e Desvios

GRAFICOSparetoO módulo de gestão de comportamentos e desvios permitirá cadastrar o check de verificação comportamental da sua empresa e sua equipe. Ao cadastrar os levantamentos diários de comportamento, o SICLOPE traduzirá imediatamente em indicadores, subsidiando a gestão para tomada de decisão com relação a prevenção ou proteção de saúde, segurança e meio ambiente, traduzindo desta maneira o tempo QUANTITATIVO dos itens (coleta, cadastro, geração de indicadores, preparação de relatório, envio para as áreas e/ou gerências) em um só: COLETA. A partir deste ponto então, a análise QUALITATIVA é providenciada automaticamente pelo SICLOPE.

Controle de EPI

O módulo Gestão de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) alia tecnologia e gestão para o efetivo controle na entrega do EPI, permitindo ao gestor visualizar sempre em tempo real relatórios, gráficos e central de alertas customizada, provocando envolvimento entre a área de SST (Segurança e Saúde no Trabalho) e os gestores de equipes no controle efetivo do EPI.

A portaria Nº 107, de 25 de Agosto de 2009 e publicado no D.O.U de 27/08/09 determina que sistemas eletrônicos podem ser oficialmente utilizados como registro e controle de fornecimento de equipamentos de proteção.

Características

  • Controle biométrico;
  • Agrupamento do EPI por parte do corpo, emissão relatórios para análises;
  • Promoção da prevenção através da entrega do EPI adequado no prazo estipulado com envolvimento e acompanhamento em tempo real pelo gestor imediato;
  • Acompanhamento e gestão do custo por área e corporativo;
  • Gestão de entrega conforme prazo definido;
  • Controle do CAs (certificados de aprovações);
  • Armazenamento de evidências atreladas ao empregado ou ao EPI, certificado de treinamento, NF de compra,  lista de presença, fotos entre outros;
  • Relatório de análise por área;
  • Alertas de necessidade de troca;
  • Rastreamento da documentação necessária através da impressão de um dossiê do empregado (entregas, NF, CA);
  • Gestão da devolução do EPI

Inspeções e Auditorias

O módulo Inspeções e Auditorias alia tecnologia e gestão para o efetivo controle operacional de inspeções dentro do processo de segurança, saúde, meio ambiente e o SGI (Sistema de Gestão Integrada), através de checklists online acessíveis de qualquer dispositivo com acesso a rede de dados corporativa ou a internet.

O módulo dá acesso e acompanhamento da rotina de inspeção e auditorias, promovendo indicadores e análises críticas em tempo real, fornecendo uma visão local e/ou corporativa. Também é possível o armazenamento digital das evidências, viabilizando a elaboração e validação de planos (via integração com o módulo de gestão de planos). Através desta integração é possível o acompanhamento do plano de auditoria, disponibilizando de forma customizada todos os controles para as tomadas de decisões.

Características:

  • Elaboração de checklist;
  • Cadastro das melhores práticas;
  • Elaboração de calendário de inspeções;
  • Aplicativo para execução das inspeções online e off-line;
  • Relatório de análise crítica em tempo real;
  • BI de gestão de inspeções e auditorias locais e/ou corporativa;
  • Central de alertas Emissão automática de relatórios com análises criticas.

Ferramenta para inspeção e auto-avaliação em SASSMAQ

O SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) possibilita uma avaliação do desempenho nas áreas citadas das empresas que prestam serviços à indústria química. A avaliação destas é feita por organismos certificadores independentes credenciados pela ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química).

A ERPLAN possui uma ferramenta própria para execução de auditorias para atendimento ao SASSMAQ que permite realizar a verificação de todos os itens conforme a ABNT, através de uma aplicação MOBILE. São eles: Armazenamento das evidências levantadas em campo; Execução do check list de verificação pelo celular ou tablet; Cálculo das notas; Geração de relatório; Geração de plano de ação; Acesso ao painel de gestão para acompanhamento da evolução de forma gráfica.

Principais ganhos:

  • Execução da auditoria pela nossa aplicação mobile no celular ou tablet, de forma online ou off-line;
  • Emissão imediata do relatório e plano de ação para os itens não atendidos;
  • Acompanhamento online da execução das auditorias através de gráficos dinâmicos;
  • Indicadores em tempo real filtrados de acordo com a demanda (por empresa, por região, etc);
  • Emissão de relatório parametrizado: Por tipo ( I, M D – Central ou Rodoviário), somente com resultados, com gráficos, etc;
  • Acompanhamento pelo dashboard da evolução das melhorias dentro do SASSMAQ;
  • Gestão de evidências;
  • Tradução em uma linguagem que é capaz de trazer para a palma da mão do gestor – mesmo que não técnico – uma visão gerencial de todo o processo.
  • Garantia de versão, ou seja, ocorrendo qualquer revisão no manual basta realizar a alteração no SICLOPE e todas as empresas, clientes e usuários em já terão seus check-lists de avaliação atualizados instantaneamente.
  • Garantia de um cálculo efetivo sem possibilidades de erros, uma vez que o SICLOPE irá bloquear essas possibilidades conforme a regra descrita no manual do SASSMAQ.
  • Menor tempo QUANTITATIVO e maior tempo QUALITATIVO na preparação da análise critica após a inspeção e auditoria.

Resíduos

residuosEste módulo permite gerir todos os resíduos, controlando sua saída com emissão de MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos) e a interação direta entre gerador, transportador e receptor.

A partir da utilização do SICLOPE você poderá fazer:

  • Emissão e controle MTR e certificado de destruição resíduo;
  • Armazenamento de evidências como certificados, licenças, alvarás e MTR;
  • Geração de inventário por período (diário, semanal, mensal e anual) conforme a necessidade;
  • Controle dos certificados de destruição – através do cockipit inteligente – com interação direta do receptor, que poderá visualizar suas pendências e fazer upload dos certificados e licenças;
  • Controle das licenças dos receptores e transportadores;
  • Dashboard corporativo com todos os gráficos necessários em tempo real, por área, gerência, tipos de resíduos etc;
  • Central de alertas inteligente, controlando a gestão de resíduos e se antecipando as ações necessárias para a prevenção e administração dos riscos;

Terceiros

O módulo de Terceiros proporciona à empresa menor volume de documentação física, tratando as informações digitalmente e otimizando significativamente sua validação, aprovação e auditoria. Desta maneira, compartilha-se a responsabilidade de controle e documentação legal junto as empresas contratadas, garantindo o acesso seguro, responsável e legal às instalações da empresa, além de disponibilizar em tempo real informações de gestão úteis para as tomadas de decisões.

Além da visão do contratante, o SICLOPE proporciona também às empresas contratadas informações e análises críticas para a interação e melhoria contínua de seus processos, assim como a garantia do cumprimento das suas obrigações fiscais, trabalhistas e providenciárias.

Principais ganhos:

  • Disponibilidade de um BI para o contratado e contratante com foco na gestão de risco;
  • Gestão de desempenho;
  • Fidelização de seu terceiro (menor rotatividade);
  • Gestão das obrigações contratuais e legais;
  • Organização dos processos das contratadas;
  • Gestão de passivos trabalhistas;
  • Análises de riscos por empresas;
  • Gestão documental com visão local e corporativa;
  • Segurança jurídica;
  • Eficiência na gestão da co-responsabilidade;
  • Otimização da equipe técnica (menor tempo quantitativo e aumento tempo qualitativo).

Documentos

O módulo gestão de Documentos garante o controle de informações documentais, normas internas e/ou procedimentos operacionais dentro do processo de saúde, segurança, meio ambiente e todo o SGI (Sistema de Gestão Integrada), garantindo a emissão, controle de evidências, gestão, envio de procedimentos e normas internas.

Características:

  • Elaboração de normas internas de forma local e corporativa;
  • Armazenamento de evidências;
  • BI com acompanhamento entre normas criadas e implementadas;
  • Status de normas e procedimento internos por requisito;
  • Análise por gerências.

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