Notícias QSMA

Sistema de Gestão Integrada: as vantagens de usar SGI em segurança do trabalho

13/09/2018
SICLOPE - Sistema Integrado de Controle de Operações

Em 2018, R$ 4 bilhões devem sair dos cofres das empresas brasileiras por causa de acidentes de trabalho – dados do Ministério Público do Trabalho. Dos 2,3 milhões de incidentes registrados anualmente em todo o globo, 2 milhões são causados por deficiências no treinamento para operar máquinas e equipamentos ou uso de EPI. Com auxílio de um Sistema de Gestão Integrada (SGI), estratégias de prevenção evitariam problemas de Saúde e Segurança do Trabalho e as 2,5 mil mortes registradas no país talvez não acontecessem.

Sistema de Gestão Integrada valoriza prevenção na cultura organizacional

Um SGI é um modelo de gestão que organiza todas as operações de um negócio. Ao promover a troca de dados entre todos os setores de uma organização, o SGI permite a criação de estratégias que estejam alinhadas à política interna da empresa, às demandas de clientes e aos trâmites legais.

A integração entre os setores que fazem um Sistema de Gestão Integrada funcionar muda de patamar quando a tecnologia é incluída no processo. Um SGI informatizado, que utiliza tablets, celulares e computadores para a coleta e unificação de dados permite que decisões sejam tomadas a partir de indicadores precisos, atuais e disponíveis em tempo real por meio da internet.

Tudo isso possibilita uma mudança na cultura organizacional da empresa. Se antes os dados estavam defasados e por muitas vezes eram apenas números reunidos em planilhas, um SGI permite que você acompanhe dados processados em indicadores em tempo real, antecipe possíveis erros que seriam passíveis de multas e, consequentemente, evite acidentes que podem deixar mortos. A prevenção coloca a segurança primeiro lugar.

O SICLOPE – Sistema Integrado de Controle de Operações

A preservação da vida faz parte da missão da ERPLAN e, para atingir esse objetivo, nós desenvolvemos o SICLOPE – Sistema Integrado de Controle de Operações. Nossa ferramenta dedica-se à gestão específica de processos das áreas de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SSMAQ) a partir de módulos variados que se adaptam para atender as suas necessidades.

Os pilares que guiam a estrutura do SICLOPE são:

  • Informação disponível;
  • Conhecimento do problema e
  • Tomada de decisão.

Com o SICLOPE, transforma-se tempo quantitativo – investido em processos burocráticos como coleta e processamento de dados – em tempo qualitativo voltado integralmente para tomada de decisão com assertividade. Isso é possível a partir da visualização de todas as etapas dos processos de gestão em SST, seus relatórios e indicadores em uma única plataforma.

Com uso de smartphones, tablets ou computadores mesmo sem conexão à internet, é possível coletar os dados diretamente no chão de fábrica sem a necessidade de produzir planilhas e depois processá-las ao sistema de gestão integrada. Informações sobre cumprimento de Planos de Ação, Ocorrências em SSMA, Inspeções e Auditorias, Comportamentos e Desvios, Perigos e Riscos, Licenças e Condicionantes Ambientais, Gestão de Terceiros, Gestão de Documentos e até Treinamentos podem ser trabalhadas em nossos módulos.

Depois, já com conexão à web, os dados são adicionados ao sistema do SICLOPE e, automaticamente, são transformados em indicadores disponíveis em relatórios para todos que tenham acesso à plataforma. Operadores, coordenadores, supervisores, gestores e alta direção são avisados sobre prazos e pendências por e-mail e todos podem conferir o andamento das demandas em tempo real.

Consequentemente, atividades que integram mais de um setor e precisam de informações de várias fontes diferentes acontecem de maneira mais natural. Diagnóstico da situação e homologação, acompanhamento de desempenho e auditorias periódicas, gestão de riscos e demais processos são incorporados à cultura da empresa a partir do envolvimento de todos os agentes, que se sentem estimuladas pela praticidade e se engajam para manter o SICLOPE atualizado.

Sistema de Gestão Integrada: quem usa aprova

Parceiros da ERPLAN mudaram drasticamente a cultura de seus empreendimentos e a maneira de se fazer gestão a partir do uso do SICLOPE. Confira agora depoimentos de nossos parceiros da ArcellorMital, AAS Engenharia Ambiental e de Segurança Ltda. e Grupo Suprema.

ArcellorMittal

A ArcellorMittal é uma produtora de aço com atuação na América do Sul que utiliza o SICLOPE desde 2014. Segundo a analista ambiental Lucíola Santos, o SGI caiu como uma luva na rotina acelerada da empresa:

[ABs_alert_box no_close=”1″]
“Tive a oportunidade de conhecer o SICLOPE no momento muito importante para a ArcelorMittal Mineração, pois estávamos estruturando o SGA para a busca da certificação ISO 14001:2015. A ferramenta de gestão já era utilizada pelo setor de SSO e foi então customizado para atender as nossas necessidades na gestão ambiental. Simplesmente tínhamos em nossas mãos uma ferramenta completa, que nos permitiu sermos auditados com a verificação de todas as evidências em um único lugar”
[/ABs_alert_box]

AAS Engenharia Ambiental e de Segurança Ltda.

A AAS Engenharia Ambiental e de Segurança atua no ramo de Engenharia Ambiental, Projetos de Incêndio, Segurança e Saúde Ocupacional há 19 anos. Em 2014, por uma necessidade de maior controle sobre os processos internos, o SICLOPE foi incorporado à cultura da empresa. Segundo a Diretora Técnica, Aline Diniz, foi frustrante não encontrar uma ferramenta de SGI pronta para SST:

[ABs_alert_box no_close=”1″]
“Após diversas frustrações em busca de programas, ocorreu a implantação do SICLOPE,. A AAS Engenharia, sempre focada no seu cliente, aderiu força-tarefa para implantação e uso efetivo do SICLOPE. De imediato conseguimos reduzir em 85% os atrasos de processos, obtendo a comprovação de atendimento eficaz e contínuo de SSO-MA nos nossos clientes. A estratégia brilhante do SICLOPE de ‘lembrar/comunicar’ as tarefas cadastradas para cada cliente possibilita um atendimento com excelência, sem atrasos e sempre com todas as evidências, o que assegura o pleno atendimento técnico da consultoria.”
[/ABs_alert_box]

Grupo Suprema

O Grupo Suprema foi fundado em 1995 e opera no ramo de logística interna, movimentação de insumos e produtos acabados e limpeza mecanizada. Há quatro anos, o SICLOPE foi adotado pela empresa e, segundo o Diretor de Controladoria, Hélio Popi, aproximou os setores e promoveu integração:

[ABs_alert_box no_close=”1″]
“O Siclope foi implementado no Grupo Suprema há quase 4 anos e transformou a forma de fazermos gestão. Ganhamos em agilidade e em capacidade analítica de nossas equipes. Trouxe proximidade entre os departamentos corporativos e nossas unidades operacionais, aclarando a responsabilidade de cada colaborador envolvido na ação. Por ser extremamente interativo, conseguimos implementá-lo em todas as fases dos nossos processos, tornando-se uma das mais utilizadas ferramentas de gestão do nosso grupo”.
[/ABs_alert_box]

Clique aqui e leia todos os depoimentos!

Conheça o SICLOPE!

[ABs_spacer pixels=”20″]

A possibilidade de integrar diferentes departamentos a partir do compartilhamento de informações vai transformar a cultura do seu empreendimento. A informação disponível em tempo real possibilita que se tenha conhecimento real dos problemas e do contexto da empresa. Diminuindo-se o tempo investido com a coleta e processamento de dados, a tomada de decisão assertiva será um caminho natural no seu negócio.

Conheça o nosso sistema de gestão integrada e surpreenda-se com os diversos módulos do SICLOPE. Acesse nosso site, agende uma consulta e se antecipe aos riscos e perigos inerentes ao seu negócio: https://3.222.249.32/siclope/.

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas