Notícias QSMA

Suspensa liminar de obrigatoriedade da AVCB MG

21/06/2014

Veja mais: FIEMG

Foi suspensa a liminar que exigia a apresentação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) na formalização dos processos de Licenciamento Ambiental. A liminar determinava ao estado de Minas Gerais que constasse de todos os Formulários Integrados de Orientação Básica (Fobi) para Licença de Operação, Licença de Operação Corretiva ou Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF) a necessidade de apresentação de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), como pré-requisito para a formalização do procedimento administrativo.

A decisão foi dada pelo presidente do TJMG,  Desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, e é relativa ao recurso interposto pela Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais. Até o julgamento final do recurso, a liminar está suspensa e suas determinações não devem ser observadas no âmbito dos processos de licenciamento ambiental.

Segundo Wagner Soares, a FIEMG é favorável à exigência do AVCB, mas não concorda que este documento seja vinculado ao processo de licenciamento ambiental. “Somos a favor do AVCB, que garante que o empreendedor cumpriu todas as normas de proteção necessárias para preservação do patrimônio, do meio ambiente e da vida humana. Mas logo no início do processo, a exigência do documento para a formalização do licenciamento ambiental tornou-se um entrave aos empreendimentos”

Fonte: FIEMG

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas