Notícias QSMA

2º Seminário de Segurança em Mineração terá case da ERPLAN

15/08/2018
Segundo Seminário de Segurança em Mineração

A 2ª edição do Seminário de Segurança em Mineração se aproxima. Nos dias 22 e 23 de agosto, na Unidade Vazante (MG) da Nexa, painéis reúnem as maiores empresas do setor de mineração para discutir temas relacionados à Segurança do Trabalho pelo segundo ano consecutivo.

Empresas de mineração discutem Segurança do Trabalho em Minas Gerais

O objetivo da Nexa Resources na segunda edição do Seminário é seguir com a proposta apresentada em 2017. Assim, os painéis propõem a troca de experiência e compartilhamento de conhecimentos relacionados às Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho.

Serão tema do Seminário em 2018 os seguintes painéis:

  • O papel da liderança para o engajamento em Segurança do Trabalho;
  • Gestão de Saúde e Segurança em Emergências em Mineração;
  • Tecnologias focadas em prevenção de fatalidades e
  • Gerenciamento de Riscos Críticos. 

Quem apresenta os cases

Estarão reunidas em Vazante (MG) representantes das maiores empresas do segmento. Votorantin, Anglo American, Vale, J. Mendes, Arcelor Mittal, Usiminas e nós da ERPLAN somos parceiros na organização e dividiremos os painéis temáticos de SST.

Representado a Sernageomin Atacama, o diretor regional Miguel Fortt apresenta o case “El recurso humano y el Control de Pérdidas em Operacionais Mineras”. Miguel foi o coordenador da operação de resgate dos 33 mineiros que ficaram presos a 700 metros de profundidade em uma mina no Chile, em 2010, e vai compartilhar um pouco de sua experiência.

Adair Gonçalves representa a Anglo American e apresenta o case Tecnologias Focadas em Prevenção de Fatalidades. Christiano Ferreira representa a Arcelor Mittal Mineração e apresenta case voltado a Gestão de Saúde e Segurança em Emergências em Mineração. Também estarão no evento Claudia Pellegrinelli (IBRAM), Rubens Kuhll, Diógenes Vale, Adriano José (Yamana), Álvaro Pereira (Vale), Reginaldo Lapa, Gustavo Nicolai (oHS), Rogério Abdalla (PH Transportes) e Bruno Guillon, representando a Nexa.

A ERPLAN no 2º Seminário de Segurança em Mineração

A ERPLAN será representada no Seminário de Segurança em Mineração por nosso CEO, Edmar Rezende. O case “A distância entre gestão e a liderança: A importância da conexão para a melhoria dos resultados em SSMA” apresenta a relevância de setores de uma empresa estarem alinhados e conectados com o propósito de se dividir responsabilidades.

No universo tão acelerado em que vivemos, a principal busca de empreendedores, gestores e administradores é transformar tempo quantitativo em tempo qualitativo. E a ERPLAN sabe que a tecnologia pode ser um catalisador desse processo de transformação.

Ao integrar processos operados por funcionários, supervisores, coordenadores, gerentes e diretores, perde-se menos tempo com ações burocráticas – como a coleta e análise de dados. Consequentemente, há mais tempo disponível para se investir na análise de indicadores e a tomada de decisão é positivamente influenciada.

Entretanto, o processo de garantir que todos profissionais da operação e gestão tenham as informações de SSMAQ disponíveis e atualizadas em tempo real é um desafio. E é aí que entra em cena o SICLOPE (Sistema Integrado de Controle de Operações).

Nosso software desenvolvido como um Sistema de Gestão Integrada conta com diversos módulos que se adaptam à realidade dos empreendimentos. Ao promover integração entre trabalhadores de diferentes áreas a partir de uma central única de dados atualizada em tempo real, é mais fácil ter visão holística para tomar decisões que podem decidir o rumo do seu negócio. Com menos tempo, é possível fazer mais.

Saiba mais sobre o 2º Seminário de Segurança em Mineração aqui: http://seminariodesegurancaemmineracao.com/.

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas