Notícias QSMA

OPINIÃO – A busca por melhores resultados em SSMAQ.

21/07/2015

A área de SSMAQ ( Sáude, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade ) dentro das organizações se tornaram departamentos que influenciam na gestão direta com foco no atendimento legal e na mudança de cultura, e melhoria contínua de todas as áreas.

Portanto, se tem uma palavra que define bem essas mudanças com base nas melhorias e ganhos na gestão de todas as áreas, ela se chama ENVOLVIMENTO.

                    O Envolvimento se dá principalmente quando a equipe técnica tem a capacidade de investir                          mais tempo qualitativo do que quantitativo.

“Ou seja é melhor que se faça uma inspeção bem feita no mês e trate toda as pendências geradas por esta inspeção em conjunto com todos os envolvidos do que trinta inspeções em um único mês e não trate nenhuma pendência.”Edmar Rezende

Portanto deve-se buscar projetos de gestão que possam auxiliar na produção qualitativa das informações geradas diariamente pela equipe, proporcionando as áreas o resultado, acompanhamento e apoio na gestão dessas informações geradas a partir do quantitativo.

Uma deficiência que tem tomado o tempo das equipes técnicas na busca de melhores resultados qualitativos se chama RE-TRABALHO, ou seja, a partir do momento que eu tenho que produzir históricos, preparar relatórios de informações que já foram geridas ou geradas, ao invés de já ter tudo isso pronto para análise estou produzindo RE-TRABALHO.

Tenho que trabalhar em um conceito simples: Toda informação bem preparada e que produza gestão efetiva, eu sempre as terei na entrada dessa informação. EX. Se eu tenho uma boa gestão de ocorrências, tudo que for necessário para eliminação do RE-TRABLAHO, será tratado nesse momento.

  • Relatório atual
  • Controle das ações
  • Envolvimento das equipe
  • Indicadores atuais e históricos de forma local, regional e corporativa

A gestão de SSMAQ para que possa liberar a equipe técnica para atuar no QUALITATIVO,  deve buscar sempre investir em projetos que proporcione a inteligência e a tradução do quantitativo em qualitativo.

A Erplan se constituiu para auxiliar, apoiar e desenvolver junto com as as equipes técnicas soluções em SSMAQ, na busca dos melhores resultados através da eliminação do RE-TRABALHO e na tradução imediata do QUANTITATIVO para QUALITATIVO com envolvimento de todas as áreas.

Acesse e conheça mais nossos projetos: SICLOPE

Clique aqui para curtir nossa página: Facebook

Veja outras publicações: PUBLICAÇÕES

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas