Notícias QSMA

entrevista

Daniel Daibert, da CPFL, relata a sua experiência de gestão ambiental com o SICLOPE

05/01/2022
imagem entrevista com gerente de meio ambiente/operações de negócios de mercado

A centenária CPFL Energia, responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia em 11 estados brasileiros, encontrou na plataforma do SICLOPE uma ferramenta disruptiva que se tornou a solução para a gestão ambiental de centenas de licenças dos seus empreendimentos, o que resultou em segurança operacional e garantia de conformidade legal. 

“Com esse volume significativo de empreendimentos, seria impossível fazer a gestão ambiental e garantir a conformidade no cumprimento das obrigações e condicionantes das licenças e autorizações ambientais. O SICLOPE garante um controle eficiente que é fundamental para direcionar a equipe na priorização e controle das atividades”, diz o Gerente de Meio Ambiente/Operações de Negócios de Mercado da CPFL, Daniel Vilas Boas Daibert, com mais de 15 anos de experiência na área.

Parceira da ERPLAN desde dezembro de 2018, a CPFL teve, antes desse encontro, algumas experiências na gestão ambiental dos seus ativos. Desde o uso de planilhas que demandavam inúmeras horas de trabalho braçal semanalmente para realizar a conferência de prazos das licenças e condicionantes, até a tentativa de desenvolver um sistema próprio, cujo projeto não teve sucesso, uma vez que essa não é a expertise da equipe de meio ambiente, que precisava apoiar o desenvolvimento pensando em absolutamente todas as variáveis e ainda cumprir com obrigações da rotina de trabalho.

Daibert já tivera um contato com a ERPLAN em 2014, enquanto trabalhava em outra empresa. Já na CPFL, com um volume muito maior de empreendimentos para fazer o monitoramento e controle, a necessidade de um sistema completo, que apoiasse a gestão, era iminente. 

“A garantia de compliance depende muito dessa ferramenta, pois se o processo de monitoramento e controle fosse manual, através de planilhas de Excel, seria praticamente impossível cumprir com os compromissos legais perante a sociedade e o Poder Público”, explica Daniel Daibert, que enfatiza que os analistas utilizam o SICLOPE diariamente, para todas as suas atividades relacionadas a gestão ambiental.

Daniel nos conta ainda que a plataforma trouxe otimização e segurança de dados e controle, inclusive para fins de auditoria. “Este processo foi muito facilitado, pois é cedido aos auditores o acesso ao SICLOPE, o que permite que façam todos os testes necessários para verificar a performance da área e da empresa, bem como avaliem as evidências das ações, o que torna o processo mais transparente e eficiente, economizando horas e horas de reunião e buscas por documentos. Hoje não temos nenhuma preocupação em receber auditorias internas ou externas.”, esclarece o gerente.

O sistema é totalmente modular, sendo possível definir o perfil de cada usuário e controlar o nível de informação. Para cada perfil é customizado o acesso, seja para alteração ou somente visualização. “Outras gerências já incorporaram a plataforma em suas atividades relacionadas ao meio ambiente, bem como outras áreas da empresa estão testando seu uso para avaliar a possibilidade de uso.”

“À medida que amadurecemos o uso da ferramenta dentro da companhia, conseguimos disseminá-la para outras áreas, o que permite avaliar sua aplicabilidade para determinado processo, uma vez que é uma plataforma corporativa.”

Daniel complementa que os processos de implantação do SICLOPE e de adaptação para as necessidades da CPFL foram contínuos e muito rápidos, uma vez que é uma ferramenta extremamente intuitiva, com uma rede lógica por traz e que mesmo sem muito treinamento já é possível utilizar. Além disso, devido ao seu formato modular, é possível realizar ajustes no sistema, evitando necessidade de programação.

“Com o SICLOPE, eliminamos a nossa principal preocupação no processo de gestão ambiental, pois passamos a contar com um sistema que trabalha para o usuário, evitando que o usuário trabalhe para o sistema. De fato, antes perdia-se muito tempo produzindo dados e indicadores, reduzindo o tempo dedicado a análise e definição de medidas de controle, que é o principal objetivo. Hoje conseguimos fazer análises, interpretações, direcionar e priorizar ações para aquelas situações que de fato são relevantes. Como o sistema trabalha para você, não é preciso se preocupar em fazer esse controle, dado que o sistema faz para o usuário, alertando os pontos de atenção, a fim de garantir a performance ambiental e definir objetivos de curto e longo prazos.”

imagem entrevista com gerente de meio ambiente/operações de negócios de mercado

Em linha com o compromisso inegociável da CPFL com a responsabilidade socioambiental do negócio, encontramos no SICLOPE um grande alinhado para garantia do compliance ambiental de todas as obrigações, de modo a permitir uma gestão sustentável e atenta a todos os requisitos legais.

“A ferramenta é completa para as nossas necessidades e está em constante evolução. A cada atualização, que inclusive se constrói a partir de sugestões de outros usuários, a ERPLAN as avalia para implementar em todas as empresas que utilizam o SICLOPE, em uma evolução contínua, enriquecida pela visão de diversas empresas e profissionais, o que garante constante aprimoramento da ferramenta através do know-how de vários segmentos, resultando em mais eficiência, controle e segurança.”

Daibert complementa, dizendo o porquê de recomendar a ERPLAN: “O grande diferencial da ERPLAN, que inclusive faço questão de enfatizar para outras empresas que nos consultam para pedir referências, é a facilidade no retorno e no relacionamento, mesmo no pós-venda, o que é um dos principais diferenciais da ERPLAN. Eles não se preocupam apenas em vender a ferramenta, a assistência e apoio continuam mesmo depois do sistema ter sido implementado. Atendimento imediato, rápido; qualquer sinalização em termos de melhoria, complementação e sugestão é recebida pelo time da ERPLAN com atenção e a maioria acatada e desenvolvida para a evolução do sistema. O pós-venda é um diferencial incrível. Em função disso, já fiz inúmeras recomendações do sistema e atesto a qualidade de entrega, da segurança da ferramenta e da eficiência de controle. Sempre que tenho oportunidade, indico. É gratificante quando podemos mostrar uma ferramenta que realmente funciona e facilita a vida do gestor.”

A CPFL carrega em seu DNA a missão de fornecer energia sustentável, tornando a vida das pessoas mais segura, saudável e próspera nas regiões onde atua. Baseada no compromisso público de sustentabilidade e princípios de responsabilidade socioambiental, que são valores inegociáveis para companhia e que direcionam ações, práticas e políticas.

“Hoje, o SICLOPE é uma ferramenta essencial para dar segurança a área de gestão e meio ambiente, de que os compromissos serão integralmente honrados pela companhia. Não vislumbro possibilidade de se realizar a gestão de um volume tão significativo de ativos, se não for por meio de uma ferramenta robusta, confiável e que entregue indicadores para o gestor, permitindo que ele consiga direcionar a estratégia da área e a priorização das atividades.”, finaliza Daniel.

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas