Notícias QSMA

Segurança e saúde para os trabalhadores da indústria

06/07/2014

Fonte: FIEMG

O Brasil está entre os quatro países do mundo que mais registram acidentes de trabalho, perdendo apenas para a Rússia, Estados Unidos e a China, sendo que este último se apresenta em primeiro lugar. Ao lembrar a posição do país no ranking, de acordo com pesquisas internacionais, a advogada e consultora trabalhista Maria Inez Diniz de Medeiros ressaltou que a melhor forma de reverter esse quadro é a prevenção. Iniciativa que está sendo abraçada pela Fiemg no Projeto Rotas para o Futuro, que nesse ano debate o tema “Saúde e Segurança no Trabalho” em todas as Regionais da Federação no Estado.

Especialista na área há mais de 35 anos, a advogada pernambucana está coordenando as palestras, a convite da Fiemg. Na noite de terça-feira (29/04) o tema Saúde e Segurança no Trabalho esteve em debate no Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais – Ciemg, mobilizando empresários de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Chefe de Gabinete e Assessor de Relações Sindicais da Fiemg, Antônio Marum, ressaltou a importância da participação dos empresários nas palestras o que, segundo ele, “é sinal de conscientização da necessidade de inserir a saúde e segurança no trabalho na gestão empresarial”.

Segundo a advogada trabalhista, a identificação dos riscos é um dos primeiros passos para a prevenção de doenças e acidentes no trabalho. “Desta forma, os funcionários tomam conhecimento e têm cuidados sobre os perigos existentes”, disse. Maria Inez Medeiros destacou também a importância da instalação pelas empresas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa. Formada por representantes dos empregados, eleitos por meio de voto secreto, e por representantes indicados pela empresa, a Cipa se reúne pelo menos uma vez por mês para discutir assuntos relativos à segurança e saúde nas empresas.

Em sua palestra, Maria Inez Medeiros lembrou ainda as Normas Regulamentadoras (NRs) de Saúde e Segurança no Trabalho, destacando a NR 12, que trata sobre máquinas e equipamentos. “Na NR 12 estão todas as outras NRs, como funcionar sem segurança em instalações e serviços de eletricidade?”, questionou, em alusão à NR 10. O Projeto Rotas para o Futuro é realizado pela Fiemg desde 2011, sempre abordando questões de importância para o desenvolvimento industrial no Estado. Neste ano, desde o início de abril, o tema Saúde e Segurança no Trabalho já foi levado, além de Contagem, a Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Pouso Alegre, Montes Claros e Patos de Minas. Em maio, o Rotas para o Futuro estará em Governador Valadares (06), Ipatinga (07), Sete Lagoas (13), Juiz de Fora (20), Divinópolis (22), Betim (26) e Belo Horizonte (28).

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas