Notícias QSMA

I Seminário de Segurança nas Atividades de Mineração: segurança e a valorização da vida

27/10/2017
Seminário de Segurança nas Atividades de Mineração 2017

Aconteceu em 25 e 26 de outubro, em Vazante – MG, o I Seminário de Segurança nas Atividades de Mineração. Promovido pela Votorantim Metais, estavam presentes no evento as seguintes empresas: AngloAmerican, AngloGold, ArcelorMittal, BrioGold, CSN, Ferbasa, Jaguar, Kinross, Largo Resources, Mineração Caraíba, NX Gold, Parex, PH, Usinimas, Vale, Votorantim Cimentos, Yamana Gold e Yara.

Com o objetivo de trocar experiências entre as empresas do mercado de mineração, fundamentar e consolidar uma linha de atuação nas questões relacionadas à segurança do trabalho, o evento abordou os temas de papel da liderança, respostas a emergências, comportamento seguro, gestão de terceiros e novas tecnologias.


Painéis (como o acima) com os assuntos abordados durante os dois dias de evento destacavam temas centrais e ficavam expostos para reflexão. O belo trabalho foi desenvolvido pela empresa Kairós – Arte da Conversa (https://www.artedaconversa.com.br/)

Ficou claro a preocupação e o compromisso de todos não apenas com a eficiência dos processos de segurança com o objetivo de redução de custos, mas sobretudo – e principalmente – com a preocupação de uma melhor qualidade de vida para seus funcionários e colaboradores, com programas sustentáveis e educação voltada ao bem estar de todos. De políticas emocionais ao alinhamento da mais alta tecnologia, foi consenso que mudanças estruturais e que geram resultados se iniciam internamente em cada indivíduo, com aprendizado validado, engajando outras pessoas e setores e criando uma cultura permanente de prevenção.

Nós, da ERPLAN, estivemos presentes por meio de um convite estendido pela ArcelorMittal a qual agradecemos pela parceria. Como dentre os temas abordados estava gestão e tecnologia com foco em prevenção de acidentes, a Arcelor achou interessante apresentar cases com os resultados obtidos com o uso do SICLOPE. Parabenizamos a Votorantim pela organização do evento, pois acreditamos que os assuntos abordados são de absoluta importância e, sem dúvida, a troca de experiências com especialistas colabora significativamente para os resultados na área de segurança do trabalho. Acreditamos que conectando ideias a pessoas, se abrem caminhos para a inovação. E seguimos juntos, rumo a uma indústria com políticas e ferramentas cada vez mais seguras, engajadas e sustentáveis.

Confira algumas imagens do evento:

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas