Notícias QSMA

Impacto no resultado da distancia entre SSMA, Gestores e alta direção.

05/02/2016

Especialista em SSMAQ,  gestores de áreas e alta direção.

Uma opinião , Boa leitura

É comum dentro das empresas uma equipe menor na área de SSMAQ para cuidar de vários temas e do cumprimento legal, mas a responsabilidade se torna muito maior e de todos, por isto vou apresentar  4 pontos de atenção que impedem o avanço do fortalecimento da cultura em SSMAQ na minha opinião.

  1. É comum independente do tamanho da empresa a equipe técnica ter um excelente levantamento de pendências e que aumenta a cada dia baseado em, requisitos legais e comportamentais na busca da prevenção, da proteção ambiental ou qualidade do produto e processo, porém tudo isso fica a disposição e centralizado na equipe técnica de SSMAQ e não atinge a base e o corpo de gestão.

    “Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com um pão, e, ao se encontrarem, trocarem os pães, cada um vai embora com um. Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com uma idéia, e, ao se encontrarem, trocarem as idéias, cada um vai embora com duas”. Provérbio Chinês.

  2. Cuidar para que estas informações não se percam, mas que estejam sempre bem organizadas e disponíveis evitando o levantamento repetitivo e o que realmente mudará o resultado a busca pela solução, é deixado de lado. Investe-se maior tempo no quantitativo ( quanto fazer? ) e não se discute o qualitativo envolvendo todos os gestores ( O que? e como fazer? ).
  3. Outra situação com a informação centralizada em SSMAQ é travar a melhoria a espera de  INVESTIMENTOS que são necessários, mas nem sempre é a solução de tudo. Quando tudo está disponível, outras pessoas além de você conhecem o problema, você dá oportunidade para que analisem e contribuam com soluções que em muitos casos é possível fazer com o investimento que se tem ou tendendo a custo ZERO.

    Fazer o melhor com o investimento que se tem, invés de aguardar o investimento para fazer o seu melhor”.

  4. A área de SSMAQ é um departamento de inteligência com foco na prevenção, na proteção ambiental e na qualidade do produto e do processo,  portanto é completamente impossível atingir qualquer resultado se não romper a barreira do ENVOLVIMENTO, e isto deve se dar com qualidade e informação bem preparada para atingir todos os níveis.

Dentro das organizações o desenvolvimento de ferramentas especialistas, amigável e operacional mas com aderência e participação do usuário final com foco em SSMAQ ( Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade ) com os recursos que se tem faz a diferença, a Erplan nasceu para cuidar dessa área buscando o que se tem de melhor em tecnologia e engenharia, promovendo aos gestores uma ferramenta capaz de eliminar o TEMPO QUANTITATIVO e ampliar o TEMPO QUALITATIVO.

A ERplan tem a sua disposição um ferramenta de gestão capaz de integrar seus departamentos com foco na gestão de riscos, qualidade do seu produto, no atendimento legal, no fortalecimento da cultura e a diminuição da distância entre as diversas lideranças e a atuação da equipe técnica em SSMAQ Garantindo:

a)  Informação disponível

b) Conhecimento do problema

c) Velocidade e assertividade para as tomadas de decisões

d) Gestão

O SICLOPE foi desenvolvido com uma inteligência operacional com visão de gestores que atuaram e atuam no chão de fábrica por vários anos e em níveis de atuação diferentes ( Engenharia & Tecnologia ), no entanto ele foi preparado para atingir as pessoas de uma forma simples mas com foco no resultado qualitativo da gestão com tradução das informações em indicadores em TEMPO REAL.

porém acessível de tal forma que automaticamente cada GESTOR DE ÁREA possa analisar a sua equipe e alta direção acompanhar toda essa evolução de uma forma simples através de um painel indicador atualizado em tempo real.

Faça contato conosco.

Um abraço

Edmar Rezende

Diretor de Operações – 031 995938070

Skype: edmar.rezende.1

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas