Notícias QSMA

Hoje é dia da Medicina do Trabalho! Mas quem faz esse serviço?

04/10/2017
Medicina do Trabalho

Hoje é dia da Medicina do Trabalho! Saiba mais sobre os profissionais que cuidam da saúde da empresa e lembre-se de parabenizá-los.  

4 de outubro é o Dia da Medicina do Trabalho! Nesta data, celebra-se a atividade dos profissionais responsáveis por cuidarem da saúde dos trabalhadores por meio de políticas de prevenção e conscientização quanto a acidentes e doenças do trabalho. Mas o que é a Medicina do Trabalho, quem são esses profissionais e o que eles fazem?

A preocupação com a saúde do trabalhador tornou-se um assunto em pauta no século XIX, durante a Revolução Industrial. À época, os ambientes fabris não garantiam segurança aos trabalhadores e as condições gerais de trabalho começaram a ocasionar lesões e doenças. Para solucionar o problema, o governo do Reino Unido nomeou o primeiro médico do trabalho em 1834.

A princípio, a função do profissional da Medicina do Trabalho era fiscalizar as fábricas inglesas, zelando por boas práticas preventivas. Foi nessa época, e a partir da fiscalização, que surgiu o conceito de segurança do trabalho. Também nesse período, surgiram os exames admissionais, demissionais e periódicos obrigatórios.

No Brasil, entretanto, foi apenas em 1944, no Estado Novo, que se estabeleceram normas para garantir a segurança dos trabalhadores. Por meio da promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), foram criadas comissões para prevenção de acidentes e estabelecidos cuidados médicos mínimos necessários no ambiente de trabalho. Isso, entretanto, ainda não foi suficiente.

Mesmo com a CLT, regras específicas não foram criadas nos anos 1940 e o trabalhador seguia vulnerável no Brasil. Foi somente em 1978 que surgiu legislação específica, mas ainda ineficiente. Sem fiscalização adequada e com regras pouco exigentes, foi preciso criar um novo modelo de regras em 1994: a Instrução Normativa Nº 1, de 11 de abril, publicada pelo Ministério do Trabalho, na Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho. Esse é o modelo seguido até hoje.

Entretanto, o reconhecimento da profissão de médico do trabalho aconteceu somente em 2003. Com a resolução CFM 1.643,o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu o Médico do Trabalho como especialidade médica. Desde então, cabe ao médico do trabalho e sua equipe conciliarem a exigência de atividades profissionais ao impacto disso na saúde dos trabalhadores.

A equipe responsável pela Medicina do Trabalho, por outro lado, não é formada apenas por médicos. Afinal, o conhecimento necessário para atuar na área é variado. É preciso compreender da capacidade de administração de demandas das empresas aos limites físicos e mentais dos trabalhadores.

Portanto, lembre-se de parabenizar o Médico do Trabalho, o Engenheiro de segurança do trabalho, o enfermeiro em segurança do trabalho e o auxiliar/técnico de enfermagem do trabalho! São eles os profissionais que zelam por sua saúde e segurança durante o expediente. Feliz dia da Medicina do Trabalho!

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas