Notícias QSMA

28 de Abril – Prevenção com Envolvimento

27/04/2016

Amanhã (28) se comemora o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, instituído em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina nos Estados Unidos em 1969.


esta 1
esta 2

Fontes: http://www.tst.jus.br e http://www.tst.jus.br/documents/1199940/1207004/Estatística


A ERPLAN acredita que a prevenção de acidentes e o sucesso da área de Saúde e Segurança no quesito prevenção se dá através do ENVOLVIMENTO das pessoas. Sendo assim, o SICLOPE foi pensando e desenvolvido para atender esse quesito de forma prática, baseado em 4 pilares:

1) Informação disponível

Garantir a todos (clientes e organização) informações disponíveis e preparadas em formato de dados e indicadores com foco em SSMAQ, utilizando a sinergia entre suas unidades aliada a uma ferramenta de gestão que proporcionará esse objetivo.

2) Conhecimento dos Problemas

Prover as equipes o conhecimento e embasamento sobre os problemas de suas unidades de forma sempre padronizada e, ao mesmo tempo, com visão local, regional e corporativa.

3) Tomada de decisão

Com base nos itens 1 e 2 preparados, a equipe local e corporativa poderão interagir e visualizar oportunidades em todo o grupo, antecipando as tomadas de decisões, tornando-as públicas e disponíveis a todas as unidades.

4) Gestão

Com base nas informações disponíveis, no conhecimento do problema e nas tomadas de decisões, a análise crítica se tornará contínua, de maneira que estará pautada entre a cobrança e o reconhecimento das equipes, garantindo a gestão compartilhada do tema com fortalecimento da cultura. Além disso, contribui-se também com o papel de seus profissionais de liderança e operacional, a responsabilidade na aplicação de suas políticas e valores.


Pensando nesses pilares, a ERPLAN no dia 25/04 disponibilizou a todos seus clientes, de forma gratuita, um MÓDULO simples e eficaz na coleta, distribuição e interação de equipes quanto as melhores práticasClique aqui para mais detalhes.

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas